Cotidiano

Sangue de doadora do ES tinha anticorpos da Covid em 11 de fevereiro

Anticorpos do novo coronavírus foram detectados em uma amostra de sangue de um paciente do estado do Espírito Santo coletada em 11 de fevereiro. No entanto, o primeiro caso confirmado da doença no Brasil aconteceu em 26 de fevereiro, 15 dias depois. A informação foi divulgada pelo seretário de Saúde do estado, Nésio Fernandes, nesta terça-feira (11). 

Reportagem do G1 lembra que no Espírito Santo o primeiro registro de Covid-19 aconteceu em 5 de março.

A Secretaria de Saúde do ES identificou em amostras de doações de sangue coletadas entre dezembro do ano passado e os primeiros meses desse ano a presença dos anticorpos.

Nésio Fernandes afirmou que a paciente em que foram encontrados os anticorpos doou sangue para o hemocentro no município de Guarapari.

“Nós identificamos em uma amostra biológica datada de 11 de fevereiro os anticorpos para a Covid-19 em uma paciente que doou sangue para o Hemoes do município de Guarapari, que não viajou para o exterior e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue. Nós notificamos o Ministério da Saúde. Os dados desse paciente serão preservados”, afirmou o secretário.

Conforme reportagem do G1, Nésio Fernandes explicou que existem ainda outros casos em investigação em outros estados. O secretário de Saúde ainda afirmou que o assunto está sendo alinhado com o Ministério da Saúde.

“Nós estamos, de fato, com um caso registrado anterior ao primeiro do país. Existem relatos de outros casos em outros estados também. Nós vamos estabelecer com o Ministério da Saúde um alinhamento das investigações dos casos anteriores a 26 de fevereiro para que a gente consiga qual foi o primeiro do país”, disse.

BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo