Cidades

Salvador ganha novos ônibus com ar condicionado e mapas em pontos

O prefeito de Salvador entregou nesta terça-feira (3) 70 novos ônibus zero quilômetro com ar-condicionado que irão rodar em seis linhas do sistema de transporte coletivo da cidade, a partir desta quarta (4). Também foram apresentados os mapas que começam a ser instalados nos pontos da cidade, além do ônibus articulado do BRT e do coletivo elétrico, que se encontram em fase de testes. 

As linhas que receberão novos ônibus com ar-condicionado são: Nova Brasília/Jd. Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeira 11 – Ribeira; Tancredo Neves – Campo Grande; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; e Mirantes de Periperi – Itaigara. 

Entram em operação nesta quarta as linhas Tancredo Neves – Campo Grande; Nova Brasília/Jd. Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; e Cajazeiras 11 – Ribeira. Na quinta (05), começa a circular a Mirantes de Periperi – Itaigara. No dia 10 (terça-feira), será a vez da linha Marechal Rondon/São Caetano – Brotas. 

Todos os atuais 70 ônibus dessas linhas serão substituídos por veículos zero quilômetro. Com isso, Salvador disporá de um total de 12 linhas com a frota renovada, contando aquelas que entraram em operação a partir de 9 de agosto. As seis linhas que já contam com ônibus novos com ar-condicionado são Sussuarana – Barra R1; Boca da Mata – Pituba; Cabula 6 – Ribeira R2; Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação; Paripe – Aeroporto; e Ribeira – Pituba.

“A entrega desses 70 ônibus era para o fim desse mês de setembro. Antecipamos o prazo dessa segunda etapa de entrega. São beneficiados os bairros populosos da cidade e essas linhas têm grande frequência de pessoas. Foi justamente esse o critério para a definição dessas linhas, que conectam diferentes pontos de Salvador”, afirmou ACM Neto.

O secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota disse que a meta é entregar 250 até o final do ano. “A prefeitura está acelerando o processo. Com esses 70 (mais os 120 entregues no início de agosto), a gente chega perto de 200. Esperamos cumprir os 250 como estava estabelecido. As linhas que já estão operando com ônibus novos tiveram um aumento de 20%, em função do ar condicionado”. 


Roteiro – Outra novidade apresentada hoje pelo prefeito ACM Neto foi o início da instalação de 800 mapas em 300 pontos de ônibus dos principais corredores de tráfego da capital. Os mapas vão informar as linhas que passam no ponto de ônibus em questão, os roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além da informação do itinerário, o passageiro será conectado ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e poderá conferir a previsão de horário dos ônibus que passam no seu ponto. 

Tamirys Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo