Saúde

Salvador é capital com maior índice de pessoas fisicamente ativas, mostra IBGE

Sete em cada 10 adultos em Salvador praticam pelo menos 150 minutos de atividade física por semana e são, portanto, considerados suficientemente ativos. Os dados destacam a capital baiana entre as demais do país e foram revelados pela Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (18). O percentual de adultos ativos em Salvador (69,4%) era o maior entre as capitais.

No estado, em 2019, seis em cada 10 adultos eram considerados ativos. O IBGE mostra que 62%, que representa 6,9 milhões de pessoas, tem nas suas rotinas atividades físicas, sejam no lazer, trabalho ou deslocamento. A Bahia ocupa a sexta posição entre os estados do país.

No Brasil como um todo, 59,7% da população de 18 anos ou mais de idade era suficientemente ativa no não passado, identificou o IBGE.

Entre os homens o índice é maior que as mulheres. Eles representam 70,7% na Bahia, 76,2% em Salvador e 67,9% no Brasil. Entre elas as que praticam atividades são 54,3% na Bahia, 64,1% em Salvador e 52,5% no Brasil.

Os dados ainda revelam que com a idade a atividade vai caindo. Na Bahia, 35,7% das pessoas de 60 anos ou mais de idade eram ativas em 2019. Em Salvador, esse percentual, embora também fosse o mais baixo por faixa etária, ainda era bem maior que no estado como um todo e chegava a mais da metade: 54,0% dos idosos eram ativos, a maior proporção para esse grupo etário entre as capitais.

Bahianoticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar