Cotidiano

Saiba tudo sobre a raça dos gatos sem pelo

Apesar do nome Sphynx, esfinge, os gatos sem pelo não vem do Egito, como muita gente pensa. Os Sphynx tem origem no Canadá, de uma ninhada que nos anos 1960 nasceu com presença do gene recessivo alupécia hereditária e deu origem a uma nova raça, também conhecida como “Moon’s Cat” (Gato da Lua). Os gatos Sphynx foram reconhecidos em 1998 pela Cat Fancier’s Association, associação responsável por reconhecer e registrar novas raças. Esses bichanos foram se popularizando e hoje integram diversas listas de raças mais conhecidas.

Os famosos gatos sem pelos chamam muita atenção por sua aparência. Mas o grande diferencial dessa raça é sua personalidade apaixonante: são bichinhos que adoram receber carinho e interagir, curiosos e brincalhões – além de serem extremamente adaptáveis.

Os Sphynx são muito afetuosos e apegados aos donos. Adoram ser mimados e podem ser ciumentos. Porém, normalmente são sociáveis, inteligentes, cheios de energia, muito brincalhões e raramente agressivos, o que os tornam uma raça perfeita para famílias com crianças. Ficam muito satisfeitos com colo e carinhos.

Pela falta de pelos, também faltam bigodes e por isso, são desajeitados e se desequilibram facilmente. Não são bichanos que costumam escalar e subir em lugares altos.

O Sphynx, como todos os gatos, faz sua própria higiene. Porém, por conta da falta de pelos, alguns cuidados extras devem ser tomados. Como sua pele não elimina a gordura, uma limpeza com lenços umedecidos específicos para higiene de pets pode ser feita semanalmente. Banhos podem ser realizados mensalmente, para tonificar a pele do bichano e facilitar a circulação, evitando possíveis dermatoses.

Também é importante tomar cuidados com sol direto, pois sua pele pode queimar facilmente. Olhos e orelhas também precisam de limpeza frequente.

Na hora da alimentação o ideal é fornecer dietas mais calóricas, já que a falta de pelo faz os gatinhos perderem mais calor que os primos peludos.

Yahoo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios