EntretenimentoSaúde

Saiba por que é possível engravidar menstruada

e_possivel_engravidar_na_menstruacao_Shutterstock_Images_materiaDia desses publicamos na editoria de Saúde uma galeria sobre mitos e verdades sobre menstruação, e um dos temas era a possibilidade de engravidar ou não durante a menstruação. Muitos colegas de redação ao verem a notícia ficaram surpresos com a resposta: SIM, é possível!!
Como o tema gerou muitas dúvidas por aqui e até curiosidade, procurei o dr. Antônio Braga, ginecologista e diretor da SGORJ (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro), para me explicar tim tim por tim tim como isso ocorre. E quis compartilhar com vocês.
Bom, de acordo com o especialista, a ovulação acontece, em média, cerca de 14 dias após o início da menstruação. Veja o que ocorre:
— Em uma mulher que menstrua sete dias, se ela tiver relação sexual nos últimos dias da menstruação, e sabendo-se que o espermatozoide pode sobreviver na tuba uterina cerca de dois ou três dias. Em um ciclo em que a ovulação ocorra mais cedo, no 10º dia, por exemplo, seria possível a ocorrência de gravidez nesse ciclo.
Apesar do risco, dr. Braga explica que a situação acima relatada não é comum e, de forma geral, está associada ao “estado de grande estresse”, pois, as emoções influenciam no processo hormonal.
Algo curioso que o diretor da SGORJ contou para ilustrar bem de como a emoção influencia tem relação aos chamados “filhos da guerra”.
— Soldados aliados franceses que tinham apenas poucos dias para ficar em Paris, desejosos de procriar, tinham relações sexuais com suas esposas, mesmo eventualmente elas estando grávidas. A presença tão desejada dos maridos em casa causava tal emoção. (Por: Vanessa Sulina) Leia mais clicando AQUI
Leia também
Intestino preso durante a menstruação é normal?
Sua menstruação pode ser um fator de risco para o câncer de mama. Entenda como
É possível menstruar estando grávida?
Sangrar entre menstruações ou após a menopausa pode ser sinal de câncer de colo de útero
Já conhece o coletor menstrual? Saiba tudo sobre o novo queridinho das mulheres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo