Cotidiano

Saiba como ser indenizado caso seu veículo seja danificado por um buraco

Problemas com buracos em ruas, avenidas e estradas não são exclusividades do Estado da Bahia. Pelo menos uma em casa cinco cidades, passa por esse tipo de situação. No entanto, nem sempre as autoridades responsáveis tomam as providências necessárias para resolver isso.

Grande parte dessa negligência pode ser justamente porque as pessoas que são prejudicadas não reivindicam seus direitos junto aos responsáveis pela via.

Sim, você pode ser indenizado caso seu veículo seja danificado por um buraco. E é exatamente isso que explicaremos neste artigo. Acompanhe.

Os buracos na via são problemas comuns em diferentes regiões no país. Geralmente eles são causados por produtos de má qualidade na fabricação do asfalto ou chuvas excessivas e, raramente, recebem a devida atenção com manutenções e reparos, chegando muitas vezes a um ponto em que é praticamente impossível desviar deles. Este é o caso de muitas ruas e avenidas em diferentes cidades no Estado da Bahia.

O que a maioria dos motoristas não sabe é que podem ser indenizados, caso seu veículo seja danificado por um buraco.

Manter as vias com a manutenção em dia, livre de buracos e outros problemas como falhas na sinalização, por exemplo, é de responsabilidade de autoridades como órgãos públicos e privados.

Se um problema, como um buraco, causa algum prejuízo para uma pessoa, esta tem o direito de solicitar um ressarcimento para cobrir os gastos necessários, ou seja, caso seu veículo seja danificado por um buraco você pode ser indenizado.

Para isso o primeiro passo é fotografar os estragos e o buraco e conseguir ao menos uma testemunha.

Solicite também três orçamentos para o reparo dos estragos em oficinas diferentes e, com essas informações em mãos, procure o órgão responsável pela via em que o acidente aconteceu.

Se o problema tiver acontecido em uma via municipal, procure a prefeitura de sua cidade. Se for uma rodovia, procure o órgão responsável por ela.

Vale mencionar que as rodovias privatizadas, essas que possuem pedágios, costumam pagar esse tipo de indenização com maior facilidade que os outros órgãos.

Caso você não consiga uma conciliação com o órgão responsável, o caminho seguinte é procurar um advogado e entrar com uma ação judicial. Levará um pouco mais de tempo, mas valerá a pena.

Vale mencionar também que, caso você tenha um seguro, os reparos podem ser realizados pela seguradora, dependendo do tipo de dano sofrido. Para isso, basta abrir um sinistro, pagar a franquia e solicitar o reparo. 

No entanto, ao fazer isso, além de arcar com a franquia, você perderá um ponto em sua classe de bônus. Portanto, dependendo do valor do reparo, o mais indicado é arcar com o conserto por conta própria, ou solicitar a indenização junto ao órgão responsável pela via.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo