Cotidiano

Rui Costa se isenta sobre baixos índices da educação na Bahia: “procure os prefeitos”

O governador Rui Costa (PT) culpou os municípios baianos pelo péssimo desempenho da Bahia na educação, a terceira pior do país, de acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele alega que é preciso ter uma base forte e sólida para que os alunos cheguem no Ensino Médio bem preparados.   

“Precisamos perguntar em que lugar cada um largou na corrida. Teve treinamento? Alimentação adequada? Teve preparação física ou não? Ou a gente só quer olhar os resultados? Os nossos jovens tiveram creches quando na idade infantil? A Bahia ainda tem o maior número de analfabetos. Quem é responsável pela alfabetização? É o estado ou o município? A alfabetização é o município. Então essa resposta não é o governador que tem que dar, essa resposta quem tem que dar é o prefeito”, cravou Rui Costa.

Ele explicou que a lei é clara ao dizer que a atribuição de oferecer creche é exclusiva dos municípios, tanto que o estado nem pode aplicar recursos do Fundeb para a educação infantil. Rui citou que, apesar de Salvador possuir “as maiores e melhores escolas e os professores mais graduados”, não tem os melhores resultados da rede estadual. 

“Isso acontece talvez seja porque cheguem pior porque nos outros [municípios] já garantem creches com programas de investimentos em educação e creche […] Não estou falando de um governo ou dois. Falo em governos que priorizam a educação. Recebemos alunos que mal conseguem ler um parágrafo completo porque foram mal alfabetizados, tiveram escolas precárias. Educação não é algo que aparece em pouco tempo, muda numa geração”, pontuou o petista.

Nesta quarta-feira (13), Rui esteve no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga, onde assinou uma ordem de serviço para reforma, ampliação, modernização e construção de 24 escolas em Salvador. O investimento foi de quase R$ 100 milhões.

Bnews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo