BrasilGeral

Rodoviários começam a ser imunizados contra o coronavírus nesta segunda-feira (26) em Salvador

Os rodoviários com idade a partir de 50 anos começarão a ser vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (26), em Salvador. A imunização da categoria ocorrerá das 8h às 16h. 

Nesse mesmo horário, os demais públicos prioritários também continuarão sendo imunizados. São eles: cidadãos que vão completar 60 anos em 2021, nascidos entre 24 de julho e 31 de dezembro de 1961, idosos que já completaram 60 anos, pessoas com Síndrome de Down, pacientes em hemodiálise, nutricionistas e demais autônomos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da Educação (incluindo aqueles que possuem 50 anos ou mais), e agentes de segurança pública.

Já os idosos e trabalhadores da saúde que forem tomar a segunda dose terão um turno diferente. Nesta segunda, a vacinação para este público nos postos fixos e drive-thrus de demanda aberta será das 13h às 16h. De acordo com a prefeitura, a Vacina Express e o serviço Hora Marcada para vacinação de reforço dos idosos serão realizados normalmente.

Veja o que cada um deve levar e onde ir na hora da vacinação:

Rodoviários – Para ser vacinado, o trabalhador deve conferir o nome na lista disponibilizada no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. No ponto de imunização, deverá apresentar obrigatoriamente uma cópia impressa do último contracheque. 

A imunização acontecerá, das 8h às 16h, nos pontos drive-thru da Arena Fonte Nova – Nazaré, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde – Barris, Parque de Exposições – Paralela; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Idosos, pessoas com Síndrome de Down e pacientes em hemodiálise – Os idosos podem receber a primeira dose, das 8h às 16h, nos pontos drive-thru da Arena Fonte Nova – Nazaré, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde – Barris, Parque de Exposições – Paralela; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão localizados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Nestes mesmos postos e horários acontece a vacinação para pessoas com Síndrome de Down. A prefeitura alerta que, para ter acesso à imunização, é preciso estar com o nome cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde, e apresentar documento oficial de identificação com foto no ato da vacinação.

Os pontos também estarão disponíveis para pacientes em hemodiálise, que devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto.

Trabalhadores da saúde, doulas e autônomos – Para a primeira dose, será necessário estar com os nomes cadastrados no site da SMS. Os trabalhadores da saúde devem apresentar no local um documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque ou do contrato social.

Os autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos), por sua vez, precisam apresentar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia impressa do último Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato ativo de pessoa jurídica ou da última nota fiscal.

As doulas deverão levar documento oficial de identificação com foto, além de cópia impressa do Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.

Os pontos de vacinação nas modalidades drive-thru e fixo funcionam das 8h às 16h e estão localizados na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas, Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Trabalhadores da Educação e agentes de segurança pública – Os trabalhadores da Educação precisam estar em plena atividade na educação básica das instituições privadas e públicas, ter a partir de 50 anos de idade e estar com o nome na lista disponível no site da SMS. Será necessário levar documento oficial de identificação com foto mais cópia impressa do último contracheque ou cópia impressa do contrato de trabalho pessoa jurídica atualizado.

Os policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais militares e civis, bombeiros, agentes de salvamento e trânsito, agentes penitenciários, fiscais de medidas restritivas e guardas civis municipais também devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, ter o nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 45 anos. Deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

Os pontos de vacinação drive-thrus e fixos funcionam das 8h às 16h e estão situados na Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas, Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Segunda dose – A segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde acontecerá apenas das 13h às 16h. Antes de comparecer a um dos postos, é essencial verificar a data de retorno sinalizada no cartão de vacina recebido na ocasião da primeira aplicação.

Os pontos de imunização estão situados na FTC Paralela (drive e fixo), Faculdade Universo – Campus ACM (drive), Barradão – Canabrava (drive e fixo), Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio (drive), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina (drive), USF San Martin III (drive), Shopping Bela Vista (drive), Clube dos Oficiais – Dendezeiros (fixo), UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré (fixo), UBS Colinas de Periperi (fixo), USF Yolanda Pires – Fazenda Grande I (fixo), USF Nova Esperança (fixo), USF João Roma Filho – Jardim Nova Esperança (fixo), USF Vila Nova de Pituaçu (fixo) e USF Recanto da Lagoa (fixo).

Quem foi imunizado em casa através do Vacina Express não precisa fazer novo registro na plataforma digital. A equipe de saúde retornará automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Vacina Express – Os idosos com 60 anos ou mais também podem agendar a vacinação domiciliar através do Vacina Express, pelo site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br . O serviço é voltado, preferencialmente, para idosos com acamados ou com dificuldades de locomoção.

Hora Marcada – Além dos sete pontos entre drive-thrus e fixos, será disponibilizado o serviço Hora Marcada para os idosos que tomarão a segunda dose. São mais 21 pontos de vacinação.
Através do site www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br , o cidadão ou responsável pode agendar o dia, horário e local mais próximo para completar o esquema vacinal. 

A recomendação é que a segunda dose da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira. No caso da Oxford/AstraZeneca, o indivíduo deve retornar em 90 dias. A data de retorno para aplicação do reforço está no cartão de vacinação do imunizado na ocasião da primeira dose. 

Lista de postos cadastrados para Hora Marcada: 

Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: USF da Federação. 

Distrito Sanitário Boca do Rio: USF Parque de Pituaçu. 

Distrito Sanitário Brotas: UBS Mario Andrea e UBS Manoel Vitorino. 

Distrito Sanitário Cabula/Beiru: UBS CSU Pernambués, UBS Eunisio Coelho Teixeira, USF Fernando Filgueiras e USF Mata Escura. 

Distrito Sanitário Cajazeiras: USF Cajazeiras V e USF Yolanda Pires. 

Distrito Sanitário Centro Histórico: UBS Péricles Esteves Cardoso e USF Dona Iraci Isabel da Silva – Gamboa. 

Distrito Sanitário Itapagipe: Joanes Centro Oeste. 

Distrito Sanitário Itapuã: USF Professor Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e USF Nova Esperança. 

Distrito Sanitário Liberdade: UBS Professor Bezerra Lopes. 

Distrito Sanitário Pau da Lima: UBS Castelo Branco, USF João Roma Filho e USF Vila Nova de Pituaçu. 

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria: UBS Marechal Rondon, USF Antonio Lazzarotto e USF Recanto da Lagoa. 

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Tubarão e USF Fazenda Coutos III. 

DRIVE THRU: Faculdade Maurício de Nassau – Campus Pituba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo