Cidades

Rocinha: novos confrontos fecham estradas e túneis na Zona Sul na madrugada deste sábado

ROCINHA 1Durou pouco o período de aparente tranquilidade na Rocinha, Zona Sul do Rio.A favela voltou a registrar tiroteios durante a madrugada deste sábado. A Autoestrada Lagoa-Barra e os túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas (Acústico) precisaram ser interditados por quase uma hora. As vias já foram liberadas, e neste momento não há relatos de novas trocas de tiros.

O tiroteio começou depois que um taxista foi rendido por bandidos na Rua Jardim Botânico. Sob o poder dos bandidos, ele foi levado para o alto do Horto, onde os bandidos que estavam no veículo desembarcaram para que outros entrassem no automóvel. Em seguida, eles foram na direção da Rocinha. Segundo a PM, o bando estava armado com fuzis e atacaram a patrulha que estava posicionada na Avenida Padre Leonel França, na Gávea, próximo ao acesso para os túneis Zuzu Angel e Acústico. Houve confronto no local. Nenhum militar ficou ferido.

Em seguida, o veículo seguiu pela via expressa e se deparou com homens das Forças Armadas nos acessos à Rocinha. Houve um novo confronto, e os criminosos conseguiram fugir para o interior da da comunidade. O motorista de táxi conseguiu sair do táxi e não ficou ferido.

— Chegando na Rocinha, pulei do carro e parei. Porque a gente bateu de frente com os militares do exército. Me escondi debaixo uma lixeira. Ali imaginei que não corria risco de levar nenhum tiro. Fiquei ali até que o confronto terminasse. Deus é muito bom, agente tem livramento todos os dias . Graças a Deus saí ileso.

E vida que segue, (ser taxista) é o que eu sei fazer, amo fazer — disse o taxista, que pediu para não ser identificado. — Estava no Jardim Botânico, perguntaram se eu poderia fazer uma corrido. Lá em cima do Horto, eles (os bandidos) trocaram com outros homens (que entraram no veículo, em seguida, tomaram a direção da Rocinha.

Por questões de segurança, os dois sentidos da Autoestrada Lagoa-Barra e dos Túneis foi fechado em ambos os sentidos, por volta das 4h30m. A liberação das vias aconteceu por volta das 5h35m.

A passagem dos criminosos deixou um rastro de violência no caminho entre o Horto e a Rocinha. O confronto nos acessos ao Túnel Zuzu Angel, na Avenida Padre Leonel França, o veículo dos policiais militares e até as escadas da entrada de pelo menos um prédio. Segundo um porteiro, cápsulas foram encontradas na parte interior do imóvel.

— Foi muito forte o tiroteio. Precisei me jogar no chão quando os disparos começaram. Muitos tiros mesmo — relatou um porteiro, que pediu para não ser identificado.

ROCINHA 2FORÇAS ARMADAS ESTÃO NA REGIÃO

Até o início da manhã, ao menos cinco suspeitos foram detidos e levados para a 11ª DP (Rocinha). Também foram levados para a delegacia seis fuzis apreendidos, cinco deles encontrados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), que também acharam munições ainda não contabilizadas, rádios transmissores, granadas e cadernos de anotações.

Por volta das 6h, mais tropas das forças amadas – aeronaeronáutica e fuzileiros navais – chegaram à comunidade. A circulação de moradores ainda era pequena, na ocasião.

Equipes da Polícia Militar e das Forças Armadas permanecem desde a sexta-feira na região. A Rocinha vive em clima de guerra desde o último domingo, quando o bando do traficante Nem da Rocinha, que está preso, entrou na comunidade para retomar os pontos de venda de drogas. Na sexta, após seis dias de operações, o governo do estado solicitou a ajuda do Exército, que fez com cerco à favela com 950 homens.

Ainda segundo o titular da unidade, o traficante Rogério 157 ainda permanece na Rocinha, mas estaria acuado. Ricardo Lima também confirmou que 27 integrantes da quadrilha ligada ao traficante já foram identificados.

– Ele está acuado. Chegamos muito perto dele hoje. Ele ainda está na parte alta da comunidade.

O delegado ainda fez um apelo e disse que traficantes que quiserem se entregar podem comparecer à delegacia.

POR RAFAEL NASCIMENTO/OGLOBO

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios