Cidades

Regulação na Saúde Precisa Mudar diz Tom Araújo‏

Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Tom Araújo (DEM) pediu uma ampla reforma do atual modelo de regulação de pacientes do estado. Pelo sistema, o paciente em regime de urgência e emergência tem o caso encaminhado para a Central de Regulação que providencia a transferência do doente a uma unidade hospitalar, estabelecendo parâmetros de prioridade no atendimento. O sistema é considerado ineficiente.

O apelo foi feito um dia após a morte do empresário coiteense Fábio Lopes da Silva, o Fábio Som, que morreu na madrugada de domingo vítima de acidente de moto. Fábio chegou a receber atendimento médico no município e faleceu antes de ter o pedido de regulação aprovado. “Não dá para o governo ver que este sistema de regulação não dá certo e que as pessoas precisam ser tratadas com dignidade e respeito. Quando acontece uma fatalidade dessas, já percebe-se que este sistema atual de regulação não dá certo”, protestou o deputado.

O parlamentar cobrou ainda do Governo o cumprimento da promessa de campanha de construir um hospital de grande porte para atender a região Sisaleira e Bacia do Jacuípe, com 34 municípios. “A obra do hospital sequer foi iniciada e faz parte do programa de governo para regionalização da saúde, anunciada durante a campanha na região. Mas não vemos isso, porque saúde não é prioridade quando o Estado gasta R$112 milhões com propaganda e apenas R$86 milhões com saúde”, concluiu Tom Araújo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios