Rede social é bloqueada na Venezuela por determinação de Maduro
Na noite desta quinta-feira (8), o presidente Nicolás Maduro determinou o bloqueio do acesso à plataforma X (antigo Twitter) no país.
Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), a suspensão teve início às 21h no fuso horário local (22h no horário de Brasília). A partir desse momento, o site só está disponível no país através de conexões VPN.
A interrupção temporária terá a duração de 10 dias, prazo no qual a autoridade responsável pelas telecomunicações na Venezuela irá estabelecer a decisão final a ser adotada em relação ao funcionamento da plataforma de mídia social no território nacional.
O impedimento surge em meio a um aumento de conflitos entre Maduro e Elon Musk, que tiveram início após as eleições na Venezuela em 28 de julho.
Durante seu discurso, o líder da Venezuela declarou que Elon Musk teria participado de um suposto ataque cibernético contra o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) durante o período eleitoral.
As provocações mútuas entre os dois aumentaram nas plataformas digitais, com Maduro desafiando Musk e o empreendedor respondendo de maneira ousada, insinuando que o líder “recuaria” diante do embate.