Cotidiano

Recurso sobre condenação de Lula chega à 2ª instância em tempo recorde

LULA PREOCUPADOEnquanto Lula faz caravana pelo Nordeste, no que diz ser “um reencontro com o povo brasileiro”, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, dá início à tramitação do recurso sobre a condenação do ex-presidente.

Desde a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, foram 42 dias até o processo chegar na segunda instância, no último dia 23. Tempo recorde se comparado às 31 apelações da Lava Jato, com origem em Curitiba, que estão ou estiveram no tribunal. A média geral é de quase o dobro disso, de cerca de 96 dias.

Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso que envolve o tríplex no Guarujá (SP), mas só pode ser preso após o trânsito em julgado da sentença.

Em caso de condenação também na segunda instância, o petista perde a chance de disputar as eleições presidenciais de 2018.

A agilidade no trâmite do processo acende um sinal amarelo em alguns especialistas. “Caso seja proposital, é bastante preocupante e mostra o voluntarismo da Justiça em protagonizar outros papéis que não o de meramente julgar um caso. Querer interferir de outras formas na vida política e social do país é algo deletério”, diz Fábio Tofic Simantob, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e advogado de outros investigados da Lava Jato, durante entrevista à Folha de S. Paulo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios