Esportes

Rayssa Leal faz história e, aos 13 anos, conquista prata no skate street a representar o Brasil

Rayssa Leal fez história só ao entrar na pista em Tóquio ao se tornar a mais jovem da história a representar o Brasil em Jogos Olímpicos. Mas isso não bastava para a maranhense de 13 anos, ela queria mais. Depois das eliminações das experientes Pamela Rosa e Letícia Bufoni, a garota era a única esperança do país na final olímpica do skate street feminino. E ela não decepcionou e conquistou a medalha de prata para o Brasil.

Com a conquista da medalha de prata, Rayssa Leal quebrou mais um recorde. Ela superou Rosangela Santos, que era a mais jovem medalhista da história do país ao ganhar o bronze em Pequim-2008 no revezamento 4×100 do atletismo aos 17 anos. “Não caiu a ficha ainda de poder representar bem o Brasil e ser a mais nova a ganhar uma medalha. Eu estou muito feliz e esse dia vai ficar marcado na história”, afirmou Rayssa.

Faltou pouco para Rayssa Leal superar também o recorde de Gabriel Jesus, medalhista de ouro mais jovem da história ao ganhar o futebol masculino da Rio-2016 com 19 anos e três meses. Na final, a skatista liderou a competição até a penúltima rodada, quando foi ultrapassada por Momiji Nishya, do Japão.


Apesar da juventude, Rayssa Leal em nenhum momento sentiu a pressão de estar disputando uma competição olímpica. Muito pelo contrário! Parecia que ela estava andando de skate para brincar. “Eu tenho ao máximo me divertir porque eu tenho certeza que se divertindo as coisas fluem e acontecem naturalmente. Então, tem hora que eu danço, que é muito engraçado. Senão me engano, ontem a gente fez um tik tok, ficamos dançando, se divertindo e eu tento o máximo ficar mais leve e não pegar toda essa pressão”, explica.

A medalhista de ouro tem também de 13 anos, mas é cinco meses mais velha do que a brasileira. Na classificação final, ela somou 15,26 pontos, 0,62 a mais do que Rayssa Leal. Em terceiro lugar, Funa Nakayama, de 16, completou a dobradinha japonesa no pódio com 14,49.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo