Cidades

PT freta jato particular para Dilma após ser barrada pela FAB

DILMA E AVIAOO PT fretou um avião particular para transportar na quinta-feira (9), a Campinas, em São Paulo, a presidente afastada Dilma Rousseff, que participa de um encontro com cientistas. Por volta das 10h, Dilma e oito membros de sua equipe vão embarcar no aeroporto de Brasília. Esta será a primeira viagem da presidente desde que o Planalto restringiu o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para seus deslocamentos. Para garantir a segurança da presidente afastada, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência informou que, como de praxe, agentes federais vão acompanhar o voo e garantir toda a segurança da equipe durante o transporte e a participação no evento.

A assessoria de imprensa de Dilma alega que a utilização do voo fretado ocorre porque não foi possível comprar passagem em um avião comercial a tempo. Na terça-feira (7), após o Gabinete de Segurança negar, pela primeira vez, o pedido de transporte em voo da FAB para a presidente, a defesa de Dilma protocolou na Presidência da República um documento direcionado ao presidente Michel Temer, em que responsabiliza o Palácio do Planalto por “quaisquer situações que violem” sua segurança pessoal.

Procedimentos : Segundo o Gabinete de Segurança, todos os protocolos de segurança continuarão sendo seguidos nos deslocamentos da presidente. Primeiro, é necessário que a equipe de Dilma informe o órgão sobre os dados da viagem. Depois, os procedimentos são planejados, conforme o trajeto. No transporte terrestre, do Palácio da Alvorada ao aeroporto, por exemplo, deve haver um comboio com cinco carros e uma ambulância, seguindo orientação da Casa Civil. Os custos com a segurança são pagos com dinheiro público, já que se trata de uma previsão legal a proteção do presidente da República e do vice por parte do Gabinete de Segurança.

Já os gastos com a viagem serão bancados pelo PT. De acordo com o partido, as despesas de futuras viagens “ainda serão avaliadas” pela direção nacional do partido. As recomendações sobre o assunto foram elaboradas pela Casa Civil, após consulta do Gabinete de Segurança. De acordo com o documento, a decisão foi tomada porque Dilma está afastada das funções presidenciais e não tem agenda oficial como chefe de Governo, nem como chefe de Estado.

Além de impedir que os aviões da FAB sejam utilizados para que a presidente afastada participe de atos políticos, a intenção das restrições foi limitar os deslocamentos que não estejam sendo feitos “a trabalho”. De acordo com o Palácio do Planalto, está previsto que haja uma restrição ainda maior aos deslocamentos de Dilma, mas o assunto ainda está sendo avaliado. Atualmente, Dilma pode utilizar os aviões oficiais somente no trajeto entre Brasília e Porto Alegre.

Leia mais

Após retirada de mais de 4 kg de verrugas, ‘homem-árvore’ fará retoques estéticos

Luciano Huck escreve relato emocionante sobre o Haiti

Eduardo Cunha pode ser preso por obstruir investigações da Lava Jato

Tia Eron diz que “cumprirá seu dever”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios