Cidades

Projeto de requalificação garantirá reabertura da ”Cachoeira dos Prazeres” em Jiquiriçá

 Foto: João Raimundo

a manhã desta segunda-feira (05), o prefeito de Jiquiriçá, João Fernando Alves da Costa, apresentou ao secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos Oliveira, o projeto Arquitetônico da Cachoeira dos Prazeres, que garantirá a reabertura do importante ponto turístico para visitação pública. Interditada desde 2014, por questões de segurança e preservação ambiental, a cachoeira dos Prazeres está localizada no município de Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá. O município é conhecido como cidade das águas, por possuir belas cachoeiras naturais, a exemplo da cachoeira dos Prazeres.

”Esta é uma cachoeira histórica, de grande valor sentimental e econômico para o município, que já chegou a receber, em apenas um dia, mais de 90 ônibus com turistas de salvador e região. Fico extremamente feliz em conhecer este projeto, que trará segurança jurídica para a administração, e também para os visitantes, com ordenamento e regras claras de convivência e interação com a paisagem local”, afirmou o secretário.

O prefeito João Fernando explicou que o projeto foi construído a partir de reuniões com o Ministério Público e audiências públicas com a comunidade. ”Temos um projeto que atende todas as exigências do MP, e que nos dá total segurança para reabertura da cachoeira. A administração municipal já possui parte dos recursos para implantação do projeto, que se encontra na Caixa Econômica Federal, nos últimos trâmites para lançamento do edital de licitação das obras”, afirmou.

A área da cachoeira é de aproximadamente 3.4 hectares, e o índice de ocupação urbana previsto é de 1,58%. O projeto prevê área para estacionamento, praça de alimentação, espaço de convivência e feira de artesanato, atendendo todas as exigências técnicas para reabertura da cachoeira, interditada em 2014 pelo Ministério Público.

Apoio – Durante a reunião, ficou definida uma visita dos técnicos da Sema ao local para viabilizar a construção de um viveiro, que servirá para recuperação de matas ciliares ao longo do Rio Boqueirão, que abastece os municípios de Mutuípe e Jiquiriçá. Também estiveram na pauta outras importantes parcerias com o município, a exemplo da instalação de um dessalinizador do programa Água Doce, no distrito de Baixão do Ouro, que garantirá água potável da melhor qualidade para a população local; como também a instalação de uma fábrica de chocolate no município, em parceria com a CAR.

Participaram também da reunião, a chefe de gabinete da sema, Cássia Magalhães, o secretário de Agricultura, Cultura e Meio Ambiente de Jiquiriçá, Juvenal Maia, o engenheiro ambiental do município, Leandro Leal, e os assessores técnicos da Sema, Durval Libânio, Larissa Cayres e Mariana Vidal. As informações são do Blog do Marcos Frahm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo