CotidianoEducação

Professora disponibiliza mala de livros na escola e incentiva gosto pela leitura em Jaguaquara

Projeto Mala Literária foto. divulgação 8Uma mala recheada de livros de Literatura chama a atenção por quem passa no pátio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimento e Recursos Naturais Pio XII,localizado no município de Jaguaquara. Quem se interessar por algum exemplar, pode levá-lo para casa com o único compromisso: devolvê-lo tão logo faça a leitura. Não precisa assinar o nome em nenhuma lista, nem tem limite de prazo para a devolução. A iniciativa, proposta pela professora Ilana Cardoso, tem como objetivo incentivar o ato de ler, o cuidado com os livros e o senso de responsabilidade dos alunos da unidade escolar da rede estadual de ensino. O projeto, batizado de “Mala Literária”, já tem repercussão positiva, considerando o aumento de rotatividade em apenas um mês de quando foi criado.

 

A mala de livros de autores importantes da Literatura Brasileira, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Jorge Amado, colocada no pátio da unidade escolar, começou com publicações doadas pela professora Ilana. Com o passar dos dias, novos volumes foram cedidos pelos próprios estudantes, estimulando a leitura do gênero entre os alunos. Foi o caso de Amanda Carla Reis, 17, 3º ano do Ensino Médio, que mesmo já sendo uma leitora assídua, ficou encantada com o projeto.

 

“Sempre gostei muito de ler e quando soube do projeto fiquei muito feliz e estimulada a contribuir com o incentivo ao hábito de ler entre os colegas. Com o Mala Literária, a gente tem contato com diversas obras clássicas, como Dom Casmurro (Machado de Assis), e a leitura nos leva a outros universos e vamos ganhando novos conhecimentos. Duas colegas minhas, por exemplo, não tinham o hábito da leitura. Comecei a estimulá-las a olhar a mala e, hoje em dia, elas estão sempre pegando um livro para ler”, conta a aluna, que é vice-líder de classe e membro do colegiado escolar.

 

A professora Ilana Cardoso testemunha que o “Mala Literária” têm modificado a rotina da escola, tornando o espaço educativo mais plural e democrático, já que o projeto contempla todos os alunos do CEEP. “A liberdade de pegar os livros do interesse de cada um é o diferencial desse projeto. Ao mesmo tempo que promovemos o incentivo à leitura, estamos incutindo nos estudantes o senso da responsabilidade. Isto porque não há ninguém fiscalizando quem pega emprestado os livros. Simplesmente, o aluno pega e devolve, com a consciência de que os colegas também terão direito de usufruir do exemplar que está na sua mão”, relata a educadora.Projeto Mala Literária foto. divulgação 6 Projeto Mala Literária foto. divulgação 3

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios