Cotidiano

Principais sintomas do climatério e como se preparar para essa fase

Os fogachos e a secura vaginal são alguns dos sintomas mais comuns nessa fase da vida

O corpo humano é uma estrutura bastante complexa por si só. No caso das mulheres, isso fica ainda mais evidente em razão das variações hormonais que vão acontecendo ao longo da vida. Exemplo disso é a passagem da fase fértil feminina para o fim de sua capacidade reprodutiva, chamada de climatério.

Muitas vezes confundido com a menopausa — que nada mais é do que a última menstruação da mulher —, o climatério é um período que causa grandes alterações no corpo, o que vai desde o aparecimento dos famosos fogachos até a queda de cabelos (o que pode levar ao uso de vitaminas antiqueda capilar, por exemplo).

Sendo assim, é fundamental compreender tudo o que diz respeito a essa nova fase da vida, inclusive para conseguir viver da melhor maneira possível com ou sem os sintomas — afinal de contas, cada pessoa é única. Com isso, você estará mais preparada e saberá como lidar com o climatério quando ele se apresentar.

Entendendo melhor o climatério e seus sintomas

Antes de falar dos sintomas, é importante entender melhor o que significa o climatério. Essa é uma fase de transição que inicia antes do fim da menstruação e se estende por alguns anos após esse acontecimento. Nesse período, os hormônios reprodutivos femininos (progesterona e estrogênios) vão diminuindo gradativamente.

É isso que faz com que as chances de uma mulher engravidar a partir dos 40 anos sejam muito menores. A menopausa, por sua vez, é o ponto final desse período reprodutivo, sendo diagnosticada após 12 meses seguidos sem que a menstruação desça. Ela pode acontecer na faixa dos 40 até os 60 anos de idade.

Essa queda nos hormônios femininos, juntamente com o fim do período reprodutivo, vai afetar diferentes aspectos do organismo da mulher e, por isso mesmo, deve ser

acompanhada por um especialista médico de perto, já que ele poderá prescrever o melhor tratamento para cada situação.

Em relação aos sintomas do climatério, teremos os fogachos (ondas de calor que aparecem repentinamente, gerando vermelhidão no rosto e suor), suores noturnos, distúrbios no sono, mudanças de humor (alternando entre irritabilidade, tristeza e ansiedade), secura vaginal, perda da libido, ganho de peso e ressecamento da pele.

Como se preparar para o climatério?

Depois de compreender o que acontece com o corpo feminino e quais os principais sintomas do climatério, é importante também fazer um trabalho de preparação para esse período, comum a todas as mulheres, caso você ainda não esteja nessa fase ou ainda esteja passando por ela.

Acompanhamento médico

Como mencionado, é de suma importância ter o devido acompanhamento médico durante esse período, principalmente para a prescrição de tratamentos, a exemplo da reposição hormonal — um dos tratamentos mais conhecidos e eficazes no combate aos sintomas do climatério.

No entanto, existem casos em que a reposição hormonal é contraindicada (quem tem histórico familiar de câncer de mama, por exemplo), devendo ser substituída por outros métodos. Esse acompanhamento também é interessante para poder tirar suas dúvidas e receber orientações mais assertivas e de maneira personalizada.

Cuidados com o corpo e com a mente

O cuidado com o corpo físico e a mente também não pode ser negligenciado. Um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada, ingestão adequada de água, prática diária de atividades físicas e também de terapia e meditação, é mais que necessário durante toda a vida, com destaque especial para esse período.

Para diminuir o desconforto vaginal decorrente do ressecamento na região, é indicado o uso de lubrificantes à base de água, aliviando quaisquer dores durante as relações sexuais. Em se tratando dos fogachos, prefira usar sempre roupas com tecidos leves para ajudar na transpiração

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios