Cotidiano

Previsão de temporais nos próximos dias em áreas de MG e BA

Confira a expectativa para os primeiros dias de dezembro nestas regiões.

O mês de novembro terminou com vários temporais espalhados pelo Brasil, que foram causados pela instabilidade na baixa e média atmosfera. Além disso, com a formação de uma nova ZCAS sobre o país, a tendência é de volumes bastante elevados de chuva no centro-norte brasileiro ao longo dos próximos dias. Os primeiros dias de dezembro seguem em alerta em muitos estados do país.

Chuva provoca alagamentos e outros transtornos no Espírito Santo

Entre quarta e quinta-feira, uma frente fria avança na costa do Sudeste e este sistema chega ao sul da Bahia no fim da quinta-feira. Toda a convergência de umidade associadas à ZCAS vai fazer com que novos temporais aconteçam entre o centro-norte de Minas e o centro-sul e oeste da Bahia.

Belo Horizonte

Belo Horizonte fica em alerta para tempestades nesta quarta. Inclusive, novembro fechou chuva perto da média histórica para o mês. O volume ficou em 235,3mm, sendo que a média para novembro é de 239,8mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na quinta, não há mais condições para temporais, mas ainda continua chovendo. Até o fim da semana há previsão para pancadas de chuva sobre a capital mineira.

Na Bahia, o pior da chuva vai se concentrar entre sexta e sábado, mesmo assim, os demais dias também podem ter temporais. O tempo continua bastante carregado nos primeiros dias de dezembro. Há condições para grandes volumes acumulados que podem acarretar em transtornos para a população.

No domingo que as condições para tempestades tendem a diminuir no centro-oeste e sul da Bahia e no centro-norte de Minas Gerais.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo