Slide

Presidente Tancredo Neves registra óbito por microcefalia, diz SESAB

CRIANCA - MICROCEFALIA
Ilustrativa

701 casos em 115 municípios são registrado na Bahia

O número de casos notificados de microcefalia na Bahia aumentou para 701, no período de outubro do ano passado até terça-feira (9) de fevereiro de 2016. A informação foi divulgada pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), nesta quinta-feira (11).  De acordo com a Sesab, já foram comunicados casos em 115 municípios, sendo que Salvador tem o maior número (360), correspondendo a 51% do total de casos. Dentre os 701 casos, foram notificados 11 óbitos nos municípios de Camaçari (1), Campo Formoso (1), Esplanada (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Presidente Tancredo Neves (1), Salvador (3) e Tanhaçu (1).

Ainda segundo a secretaria, diversas ações estão em curso pelo Governo do Estado para combater o Aedes aegypti. Dentre elas, destaque para o teste rápido para dengue e chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis israelensis, wolbachia e repelente com nanotecnologia.
Veja mais
Líderes religiosos defendem debate sobre aborto em casos de microcefalia
Apontadas como culpadas por microcefalia, mães são abandonadas pelos maridos
Lote de vacina vencida pode causar microcefalia? Conheça a verdade
Entenda a doença:
A microcefalia ocorreu quando os bebês nascem com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Isso pode ocorrer por fatores como desnutrição materna, uso de drogas e também por infecções adquiridas pela mãe durante a gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. A enfermidade pode provocar atraso no desenvolvimento neurológico, problemas de audição, visão, sequelas motoras. Não é possível reverter à microcefalia, porem existe a possibilidade de melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança, com fisioterapia, tratamento fonoaudiólogo e terapia ocupacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo