Cidades

Presidenta do CONSEA visita o Vale do Jiquiriça e Baixo Sul da Bahia.

Fotos: Nadilton Andrade

A FASE – Bahia promoveu um evento, com a presença de Maria Emília Lisboa Pacheco, Presidente do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Laje, na manhã de 19/10/12.

Mais de 130 pessoas, entre agricultores familiares; dirigentes sindicais; lideranças comunitárias; ativistas de pastorais sociais; Agentes Comunitários de Saúde; vereadores e prefeitos eleitos; integrantes de conselhos municipais de políticas públicas; profissionais de educação; ONGs; trabalhadores da extensão rural; e membros de associações e cooperativas diversas; atenderam aos convites da FASE Bahia, e compareceram ao evento.

A Presidente do CONSEA abordou diversos aspectos em sua palestra, realçando a sintonia entre o acesso à SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), por parte de setores crescentes da nossa população, com a implementação de politicas públicas relacionadas ao tema, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); e a existência de uma Agricultura Familiar que pratica métodos sustentáveis de produção e tem condições de fornecer alimentos de qualidade, capaz de garantir a segurança alimentar e a qualidade da alimentação.

As pessoas presentes no auditório do STR de Laje participaram animadamente do debate feito logo após a explanação inicial da Presidente do CONSEA. Várias das intervenções tiveram caráter de denúncia, apontando situações de negação de direitos por parte de autoridades governamentais, principalmente no que se refere à implementação do PNAE e do PAA na região.

Maria Emília Pacheco, ainda visitou comunidades rurais de Mutuípe e Presidente Tancredo Neves, onde conheceu experiências de Jovens Agricultores e Agricultoras Familiares que estão inseridos em programas de inclusão social e geração de renda, realizados pela FASE. Maiores detalhes em www.fase.org.br.

Reportagem: Nadilto Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo