SlideUbaíra

Prefeitura de Ubaíra declara Situação de Emergência por conta da chuva, acumulado chegou a 140 mm

Mais de 40 famílias estão desalojadas ou desabrigadas.

A prefeitura de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, distante 260 km de Salvador, decretou Situação de Emergência nesta segunda-feira (27), um dia após o temporal que causou diversos estragos no município.

O Decreto de nº 13/2020 começa argumentando o alto índice pulverimétrico registrado após 30 minutos de chuva, segundo a prefeitura, foram 140 mm, os dados foram atestados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

No decreto o poder público argumenta a quantidade de desalojados e desabrigados, [pela manhã falava-se em mais de 40 famílias], interrupção de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde – UBS, os prejuízos causados ao comércio local e a interrupção de tráfego em estradas vicinais.

O decreto vigente por 180 dias, facilitará na capitalização de recursos, autoriza o poder público a contratar sem licitação, a promover desapropriações, baseada no interesse público e promoção de ações em resposta ao desastre.

A prefeitura também autorizou a convocação de voluntários para realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Veja aqui o decreto na integra.

Nesta segunda-feira uma grande operação de limpeza com máquinas e caçambas foi montada na sede do município, moradores localizaram um carro arrastado pela força da enxurrada, a cerca de 1 KM do local onde estava estacionado.

Fotos: Tamara Monteiro
<
Ver essa foto no Instagram

Enxurrada durante temporal em Ubaíra – www.midiabahia.com

Uma publicação compartilhada por Mídia Bahia (@midiabahia) em

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar