Cidades

Prefeitura de Mutuípe entrega nova base do SAMU no bairro da Cajazeira

samu mutuipeO município de Mutuípe entregou a população uma nova Base para o SAMU e a nova estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em obediência à portaria ministerial, a nova Base da SAMU agora tem coordenação de enfermagem e uma equipe multidisciplinar completa.

Outro ponto ajustado pela nova gestão foi a regularização dos serviços de informações e repasses. A partir de janeiro de 2017 foram identificadas irregularidades no sistema de produção, o que comprometia os repasses de recursos.

Os atendimentos continuam sendo regulados através do número 192. Ao discar 192, sua ligação será atendida pela Central Regional de Regulação Médica de Urgência. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer algumas perguntas: motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas.

Existe os protocolos de triagem do SAMU para encaminhamento mais rápido do chamado ao médico regulador. Neste caso, outras duas perguntas serão realizadas: A vítima está acordada? A vítima está respirando? Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância. Esta avaliação é feita a partir das informações que você fornecer por telefone, por isso é necessário estar junto ao local em que se encontra o paciente.

Está norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância. A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade.

Ao chamar o SAMU lembre-se:

Tente responder a todas as perguntas solicitadas, mantenha a calma e não desligue o telefone até a liberação da ambulância pelo médico regulador. As informações colhidas são de extrema importância para definir o tipo de ambulância que será enviada e as orientações que serão fornecidas até a chegada da equipe do SAMU no local. Em hipótese alguma passe trotes, pois todas as ligações são gravadas e vidas podem ser perdidas ao ocupar o telefone 192. Cumpra seu dever de cidadão e utilize o SAMU com responsabilidade. Ligue para o SAMU somente se estiver diante de uma situação de emergência. O Projeto SAMU 192 Regional ReconVale, composto por 32 municípios das microrregiões de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, foi viabilizado por meio de um processo regional de planejamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios