MutuípeSlide

Prefeitura de Mutuípe emite nota com posicionamento da Carvalho Engenharia após desabamento de academia

Seis dias após o desabamento do telhado de parte da academia de saúde, construída na praça Bruno da Fonseca em Mutuípe, a empresa responsável pela execução da obra se manifestou através das redes sociais.

Com o objetivo de prestar os devidos esclarecimentos à toda população mutuipense, devido o colapso total da cobertura da academia de Saúde, localizada na Praça São Roque:

A Empresa Carvalho Engenharia e Transportes Eireli, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ n° 21.092.400/0001-44, representada pelo sócio-diretor Eng.° Renato C. de Carvalho, CREA n• 52050, vem através desta, esclarecer as causas do ocorrido na manhã do dia 04/01/2021 a qual resultou no colapso total da cobertura da academia de Saúde, localizada na Praça São Roque, na sede do município de Mutuípe/BA.


A construção do equipamento supracitado foi implantado num local onde há anos atrás, houve um aterro de aproximadamente 15m de profundidade, com material desconhecido e também a ausência no controle de compactação, que resultou num terreno de solo instável, com resistência baixa para execução de fundações realizadas do habitual para o porte da construção, sendo as informações sobre as condições do terreno somente conhecidas pela a empresa após o colapso total da cobertura da academia de Saúde, através da vizinhança local.

Observamos no local que o pila (frontal direito) se deslocou para frente devido à ausência de resistência deste solo, fazendo com que a peça de madeira lateral escorregasse, o que comprometeu o restante da cobertura.

Ressaltamos que as peças de madeira nada sofreram após o colapso, ficando intactas, ausente de deformações e indícios de ruptura.

Posto isso, já iniciamos os reparos no local, limpeza e remoção do entulho. Já fora solicitado a sondagem do terreno (estudo do solo) e, logo após, será realizado projeto de fundação compatível com o solo e a estrutura da academia.

Importante frisar que o projeto adotado pela empresa foi elaborado seguindo as diretrizes do manual técnico do Ministério da Saúde para academia de saúde, sendo, portanto, um projeto padrão.

A academia de saúde ficará interditada, mas dentro de algumas semanas estará em pleno funcionamento para realização das atividades, respeitando aos padrões de qualidade técnica e de segurança estrutural.

A Carvalho Engenharia e Transportes, empresa contratada, vencedora do processo licitatório de número TP 004/2019, reitera, que sempre atendeu aos projetos fornecidos, as especificações técnicas, como a aquisição e aplicação de materiais de qualidade comprovada, a fim de fornecer serviços de qualidade e segurança para os seus contratantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo