Cidades

Prefeitura convoca 120 médicos para suprir déficit de profissionais em Salvador

O prefeito ACM Neto convocou nesta segunda-feira (26) 120 médicos para atuarem na capital baiana, em decorrência do concurso público realizado pelo Executivo municipal em junho. O ato de convocação ocorreu no Palácio Thomé de Souza.

Na ocasião, o prefeito afirmou que o impacto anual é de R$ 18,6 milhões. Serão 68 médicos para unidades de saúde da família. Conforme Neto, todo irão suprir o déficit deixado pelo programa Mais Médicos, que resultou em perda de profissionais de saúde em Salvador. 

“O foco principal são as unidades básicas de saúde, ou seja, os postos de saúde. No início do ano tivemos problemas na rede, algumas unidades perderam médicos, principalmente pela queda do programa Mais Médicos e aí era preciso fazer esse esforço para reposição dos médicos e retomar inauguração de novas unidades”, disse ACM Neto, durante coletiva de imprensa. 

Neto ressaltou ainda que esse número integra o cadastro reserva. “Fizemos um concurso com 40 vagas e chamamos 120, já estamos utilizando três vezes o cadastro de reserva previsto. Temos 11 unidades que não ser inauguradas ainda esse ano. Foco é as áreas mais pobres”. 

“Com esses 120 a gente já consegue suprir a perda com o programa Mais Médicos Estive com o Ministro da Saúde, [Luiz Henrique Mandetta] dizendo a ele que Salvador não pode perder médicos”, completou o prefeito. Ainda segundo Neto, o ministro se mostrou sensível ao pleito. “O ministro mostrou bastante sensível a essa questão e pelo menos comigo ele se comprometeu de fazer todo esforço para garantir que a gente não perca médicos”. 

Dos convocados, 68 serão para equipes de saúde da família, 21 médicos são para pronto-atendimento, divididos entre ortopedistas, pediatras e clínicos e mais: 

6 infectologistas 
3 ortopedistas
12 para o Samu
7 psiquiatras irão para os Caps
6 infectologistas, que vão para o serviço assistencial especializado
2 ginecologistas
2 clínicos 
2 pediatras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar