Cidades

Prefeito petista é o primeiro a ser recebido por Rui Costa

RUI COSTA E PREFEITO CAMACARIO governador da Bahia, Rui Costa (PT), recebeu nesta terça-feira (6) o primeiro prefeito desde que começou a despachar na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O contemplado foi o seu correligionário e prefeito de Camaçari, Adelmar Delgado (PT), que administra a segunda cidade do estado com maior Produto Interno Bruto (PIB). A primeira cidade no ranking é a capital baiana, comandada pelo prefeito ACM Neto (DEM).

A gestão petista no munícipio da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que abriga o Pólo Industrial da Bahia, onde está concentrada a maior quantidade de indústrias, entre elas a montadora americana Ford, completará 12 anos ininterruptos em 2016. Em 2004, os petistas venceram pela primeira vez as eleições com Luiz Caetano (PT), que se reelegeu em 2008 e fez seu sucessor, Delgado, em 2012.

Em Camaçari, os padrinhos petistas do prefeito, Caetano e sua mulher, a deputada Luiza Maia (PT), estão zangados com a maneira Ademar de governar. Caetano diz que “há divergências no ponto de vista de estilo apenas” e já avisou se Delgado não mudar ele sentará para discutir 2016. Já Luiza Maia revelou que o afilhado já bateu os 70% de rejeição na cidade e, por conta disso, “precisa alterar o modo de governar e ouvir mais as pessoas”.

Para piorar a situação, nas eleições deste ano Rui Costa foi derrotado por Paulo Souto (DEM). O placar foi de 45,6% para o democrata contra 41,44% do petista. Do ranking dos candidatos a deputados estadual e federal, o ex-prefeito petista foi o mais votado, com 36 mil votos, mas a deputada petista ficou na segunda colocação e perdeu o posto de mais votada para o líder oposicionista e atual presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Elinaldo, que cravou 27 mil sufrágios. Elinaldo, que diz ser o candidato a deputado mais votos da história de Camaçari não se elegeu. Maria Luiza garantiu mais um mandato.

Resta saber apenas se Rui Costa está disposto a ajudar Delgado a governar, com ou sem o aval ou participação de Caetano e Maria Luiza.

Bocão news

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo