Cidades

Prado decreta situação de emergência por causa do avanço do mar

Prefeito de Mucuri já havia adotado medida semelhante.

avanco do mar em prado2 clickairbhO município de Prado decretou situação de emergência em área litorânea específica da cidade pradense, afetada pela erosão marítima.

No sul da Bahia é o segundo a adotar essa medida. No último dia 28 de abril, o Prefeito de Mucuri, Carlos Simôes (PDT), decretou emergência. No dia 19 de maio, a Defesa Civil da Bahia reconheceu a situação do município.

Através do Decreto N.º 151/2017, publicado no último dia 31 de maio, a Prefeita do Prado, Mayra Brito, estabeleceu ações de socorro aos pradenses afetados pela ação da natureza. Nos últimos anos, o mar tem avançado muito sobre a costa, causando estragos e destruição do patrimônio público e particular.

Muitos estabelecimentos erguidos à beira-mar sofrem os impactos das fortes ressacas, principalmente, nas estações do outono e inverno. A Marinha do Brasil emitiu nesta quinta-feira (1º), o aviso N.º 428/2017, sobre fortes rajadas de ventos e mar grosso (grandes ondas, que podem chegar até 3 metros de altura).

Empresários do ramo hoteleiro já contabilizam os prejuízos. Um dos maiores empregadores do município, o Resort La Isla já não existe mais, depois de inúmeras tentativas do Banco Sofisa em manter o empreendimento de pé. Há informações de que, apenas para conter o avanço do mar, utilizando sacos de areia e caminhões de pedra, foram gastos mais de R$ 7 milhões de reais, ao longo de um ano.

O banco, que pagou pelo resort, em 2011, o valor de R$ 58 milhões, desistiu de manter abertas as portas do empreendimento e demitiu mais de 100 funcionários permanentes e outros 150 empregados temporários.

Muitos dos empreendimentos hoteleiros e turísticos estão com os dias contatos, se nada for feito. A Pousada Ponta de Areia é um deles. Pressionada pelas águas do Rio Jucuruçu e do Oceano Atlântico, a área em volta do estabelecimento é cada vez menor em relação ao mar.

As barracas de praia têm realidade parecida, sendo cada vez mais recuadas em relação à costa litorânea. Se nada for feito a geografia e a atual paisagem do litoral pradense vai desaparecer. As informações são do AlertaNews.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios