Mutuípe

Possível fusão do DEM, PSD e PSB pode colocar no mesmo palanque, adversários políticos em Mutuípe

A nível de estado, fusão também uniria velhos adversários.

fusao do dem em mutuipe

Em política tudo pode acontecer! Inclusive adversário políticos se unirem, ou por decisão própria, ou por determinação do partido, quando a decisão não é acatada, a solução é simples! Ou migrar de lado ou de agremiação.

Há algum tempo se especula a possibilidade do Democratas se fundir com outros partidos, no passado se falou em junção com o PTB  (Partido Trabalhista Brasileiro), mas o namoro na época não se transformou em noivado e a fusão foi desmanchada.

Recentemente uma nova informação é ventilada nos corredores de Brasília, O DEM, novamente articula fusão com um partido, ou até dois. O extinto PFL quase desapareceu durante os tempos áureos do PT (Partido dos Trabalhadores), mas voltou a crescer e quer novamente se transformar em um gigante como era em 1998, durante mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 

Na nova articulação, a junção ocorreria com o PSB (Partido Socialista Brasileiro) e com o PSD (Partido Socialista Democrático) a informação é do O Globo, o novo super partido já tem até nome: Partido Liberal Social – PLS e ficaria com mais de cem cadeiras na câmara dos deputados.

Enquanto o DEM, PSD e PSB almejarem crescer, nada de anormal, as fusões permitiriam até a migração de outros insatisfeitos para o novo partido sem risco de perda de mandato, mas a junção pode apresentar um choque de ideia, principalmente na Bahia, estado comandado pelo PT, sob o crivo de Rui Costa, onde o senador Otto Alencar (PSD) é aliado, a senadora Lídice da Mata (PSB), também, esta tentou voos solo, mas voltou ao ninho petista e sempre foi considera opositora ferrenha ao atual prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que inclusive e cotado a candidato a governador e possivelmente deixará a prefeitura para tentar tomar o lugar do petista em 2018.

No interior da Bahia, o acarajé pode ser um pouco ainda mais complicado, em Mutuípe por exemplo, a ex-candidata a vice-prefeita – derrotada no pleito de 2016 ao lado de Carlinhos (PT), Néia (PSD) até então aliada de Otto, teria que passar a comungar dos mesmos ideais do vereador Junior Cardoso, atualmente Democrata, Didi Mocó do mesmo partido, Dalva (PSD) que herdou o lugar de Néia teria que participar do mesmo caruru, bem como Amigo (PSB), presidente do legislativo municipal.

Ventila-se na cidade que Néia, tenha rompido com Rogério Andrade (PSD), ex-deputado e atual prefeito de Santo Antônio de Jesus, ainda não se tem uma confirmação se o rompimento foi concretizado, e se tem relação com a possível fusão. A família Andrade deverá indicar o filho do então prefeito para ocupar a cadeira deixada pelo pai, Rogerio Andrade Filho que é pré-candidato a deputado estadual.

A complicação também acontece em prefeituras governadas pelos dois partidos PSD e PSB, Rogério Andrade teria que deixar Rui e marchar com Neto, bem como Binho de Mota (PSB), prefeito de Laje e aliado Buy Ventolin do governador.

Enquanto o DEM, PSD e PSD não se pronunciam oficialmente sobre o tema, políticos pensam, se as informações se concretizarem, os filiados, terão dois caminhos, ou mudam de endereço, ou acatam a fusão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios