Cotidiano

Por que sua empresa precisa se preocupar com a segurança de dados?

Há determinados requisitos que são fundamentais para que uma empresa seja bem sucedida. Ter presença digital hoje em dia é a base de tudo. É aí que entra a necessidade de ter um site, uma boa hospedagem de site e um domínio, registre o seu aqui.

No entanto, as coisas não param por aí. Hoje em dia vivemos na era dos dados digitais. Há um enorme fluxo de informações circulando diariamente na internet e tais informações são úteis para a elaboração de estratégias de Marketing.

Mais do que úteis, elas se tornaram artigos valiosos para os gestores de negócios e por essa razão é necessário protegê-las. Sendo assim, a segurança de dados cada vez mais está se tornando parte fundamental no dia a dia das empresas.

Para esclarecer mais conceitos relevantes acerca desse assunto, trazemos nesse artigo os seguintes tópicos:

  • A importância da segurança de dados
  • Tipos de ameaças virtuais que podem prejudicar a sua empresa
  • Como manter os dados seguros

A importância da segurança de dados

Além de um registro de domínio para transmitir credibilidade e profissionalismo, uma empresa também deve passar segurança. Deve mostrar para os clientes que as interações e transações feitas são devidamente protegidas.

Isso é fundamental especialmente quando se trata de uma loja virtual. Acredite, nenhum cliente vai querer encher o carrinho sem ter a garantia de que os seus dados, como senha e CPF estão devidamente protegidos. 

Sendo assim, de nada adianta ter um site, ou um e-commerce construído em uma plataforma avançada, se não há uma preocupação com a segurança de dados.

Por essa razão, é possível afirmar que a segurança de dados é uma maneira de garantir a preservação das informações valiosas para as empresas. Ela também é essencial para evitar o vazamento de informações capazes de trazer enormes prejuízos. 

De olho na LGPD

Quando o assunto é a segurança dos dados, é impossível não falar na Lei Geral de Proteção de Dados.

O principal intuito dessa lei é assegurar a transparência na utilização dos dados das pessoas físicas, fazendo com que as empresas adotem medidas que esclareçam como são realizadas a coleta e o armazenamento dos dados dos clientes.

A LGPD estabelece, entre vários outros deveres, que os gestores devem obter o consentimento explícito por parte do titular dos dados.

Essa lei é baseada na GDPR, lei europeia que também tem o objetivo de proteger os dados das pessoas físicas no meio online. Com ela, tanto empresas quanto clientes podem interagir de maneira mais segura e com transparência. 

Foto: Pexels

Tipos de ameaças virtuais que podem prejudicar a sua empresa

Na era digital existem várias maneiras de interação, vários canais podem ser utilizados para as empresas abordarem os seus respectivos. Essa ampla alternativa, por outro lado, gera vários caminhos para hackers mal intencionados entrarem em ação.

Os cibercriminosos usam mecanismos enganosos para ter acesso a redes de empresas com o intuito de roubarem informações acerca da empresa e até mesmo dos clientes.

O fato é que para manter os seus dados devidamente protegidos, é importante também ficar atento para os tipos de ameaças. Veja a seguir algumas das mais comuns. 

A prática do phising

De uma forma geral, ele é enviado por e-mail e consiste em um método de invasão. Por meio dele é possível se infiltrar nos sistemas de uma empresa e, com isso, obter senhas, por exemplo. 

Softwares maliciosos

Eles são desenvolvidos para furtar dados empresariais. Normalmente esses softwares podem ser compartilhados por meio das redes sociais ou via e-mail.

Entre os vários tipos de softwares maliciosos há também aqueles que se passam por programas “bonzinhos” e que até oferecem alguma funcionalidade útil. 

No entanto, é aí que mora o perigo, pois esses programas exercem ações e atividades como roubo de dados, lentidão no sistema e até pane geral nos computadores. 

Spyware

Trata-se de um aplicativo que pode ser instalado tanto nos smartphones quanto nos computadores das pessoas. 

Tudo isso, obviamente, sem a devida autorização, pois normalmente ele vem de forma inocente, em um download de algum arquivo que tinha tudo para ser inofensivo.

Dentro do smartphone ou PC, o spyware atua monitorando as atividades online, o histórico e os dados pessoais, para repassar tais dados para terceiros.

Foto: pexels

Como manter os dados seguros

Você viu que é importante prezar pela segurança dos dados. Inclusive, garantir essa segurança é uma forma de investir em um bom atendimento aos clientes, afinal, o cliente que confia na sua empresa é um cliente satisfeito.

Por causa disso, é importante ficar por dentro de alguns métodos que auxiliam e reforçam a segurança. Veja quais são esses métodos abaixo. 

Invista em um bom serviço de hospedagem de site

Além de um registro de domínio, as melhores empresas de web hosting disponibilizam alguns planos que oferecem o certificado SSL. Esse é um certificado essencial para quem gerencia uma loja online.

Por meio dele é possível manter as senhas e os dados dos clientes sempre seguros. O SSL faz isso utilizando a tecnologia da criptografia, que impede a ação de hackers na hora de roubar senhas e outras informações relevantes.

Digitalização do negócio

Inserir a sua empresa de vez na era digital é essencial. A digitalização é a evolução, é um passo adiante quando se trata de interagir com os clientes, pois todos eles utilizam ferramentas digitais no dia a dia.

O processo de digitalização das empresas é completo, pois ele também abrange a questão da segurança dos dados. Nesse caso, a digitalização de documentos se torna a solução.

Não é necessário – e nem mesmo ecologicamente correto – acumular pilhas de papéis. Hoje em dia, a Computação em Nuvem armazena e protege vários documentos, de maneira segura e permitindo acesso rápido.

Realize backups

Os backups são a garantia de que o trabalho acumulado de meses – ou quem sabe anos – não será perdido diante de alguma falha ou ataque. Graças aos backups, dados importantes podem ser guardados e recuperados.

Vale salientar que, novamente, as boas empresas de hospedagem de site oferecem nos seus planos mais avançados a realização de backups semanais e até mesmo diários. 

Utilize senhas fortes

As senhas são as suas amigas quando se trata de segurança de dados. A proteção das informações em sua empresa inicia com uma boa política de criação de senhas, em que todos os colaboradores recebem treinamento para protegerem os seus logins.

Lembre-se ainda que é fundamental estabelecer senhas fortes, que inibem a ação de hackers. Senhas fortes contam com maiúsculas e minúsculas, além de números e outros caracteres também. 

Na era digital os dados valem ouro

Ter a possibilidade de promover a segurança dos dados em seu negócio é a garantia de que você valoriza o bom atendimento e o respeito aos clientes.

Além disso, é graças aos dados coletados e devidamente organizados que se torna possível estabelecer boas estratégias de Marketing. Não é por acaso que a análise dos Big Data (dos grandes volumes de dados) é considerada uma das profissões em alta no mercado.

Portanto, além de uma hospedagem de site, além também da compra de um domínio, priorize a segurança de dados da sua empresa. Você vai ver que os resultados serão mais promissores e a interação com os clientes também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo