Cotidiano

Planserv cria mecanismos para facilitar a vida dos servidores públicos estaduais

thumbnail Cristina Cardoso Coordenadora Geral do PlanservCom o objetivo de facilitar o acesso dos servidores públicos do Estado e seus dependentes a serviços de saúde de qualidade em todo o Estado, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais tem realizado uma série de ações voltadas à qualificação e interiorização da rede credenciada; prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida e facilidade de acesso a serviços online.

 

Uma das principais diretrizes atuais do Governo do Estado para o plano, a interiorização resultou na inclusão de 43 novos prestadores do interior nos editais de credenciamento julgados em 2016 e primeiro semestre de 2017. Nesse período, 71 novas instituições foram credenciadas. “Dos 15 novos prestadores que entraram na rede só neste ano, nove são do interior”, destaca o Coordenador de Gestão de Rede do Planserv, Paulo Roberto Barboza Santana.

 

Entre os municípios contemplados estão Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Seabra, Serrinha, Jacobina, Feira de Santana, Irecê, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Paulo Afonso, Queimadas, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista, entre outros. Além de facilitar a interiorização, um Programa batizado de “Padrão Assistencial Planserv (PAP), em curso desde 2015, tem permitido ao Planserv realizar uma série de ações voltadas para a qualificação da rede credenciada. Entre as medidas adotadas nesse sentido, destacam-se o mapeamento, o diagnóstico e a atualização da Rede Planserv, além da avaliação qualitativa dos prestadores.

 

Auditoria e controle – Uma importante medida da atual gestão do Planserv é o incremento do controle e auditorias da rede credenciada. Por este meio, fica assegurado o investimento em serviços de qualidade, valorizando a contribuição mensal dos beneficiários no plano de saúde. Essa medida também tem como objetivo manter o equilíbrio financeiro e o fortalecimento do Planserv.

 

Programas de Prevenção – Outra diretriz da Assistência nesta gestão diz respeito aos investimentos na ampliação dos seus cinco Programas de Prevenção, com focos nas áreas de pediatria, saúde do idoso, saúde mental, endocrinopatia e feridas.  A manutenção do atendimento de qualidade dos serviços prestados no Centro de Diabetes e Obesidade (CDO), unidade da rede própria que funciona no SAC Servidor, é outro diferencial da atual gestão.

 

Inclusão online – Entre as medidas adotadas pelo plano para facilitar a vida dos servidores, destaca-se a possibilidade de inclusão online de recém-nascidos. Titulares que tenham direito, pela legislação, a incluir recém-nascidos como dependentes ou agregados nos postos da rede SAC, podem desde 2016 solicitar a inclusão através do e-mail [email protected]. A inclusão online de beneficiários de qualquer idade, por sua vez, está disponível para quem mora em um dos municípios baianos onde não há unidade do Planserv na rede SAC. Neste caso, a solicitação deve ser feita através do e-mail [email protected].

 

Extrato de utilização por e-mail – Outra inovação diz respeito ao envio do extrato mensal de utilização do plano aos seus beneficiários titulares por e-mail. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento dos gastos assistenciais e fortalecer o controle dos serviços oferecidos pela rede de prestadores. Para receber o documento, o endereço eletrônico do titular precisa estar atualizado junto ao Planserv. Se preferir, o beneficiário pode conferir a utilização dos serviços no site do Planserv (seção Beneficiários – módulo Serviços Online).

 

 

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