Cidades

PF prende diretor da Polícia do Senado; grupo tentava atrapalhar operações

policia-federal-x-policia-legislativaA Operação Métis, deflagrada na manhã desta sexta-feira (21) pela Polícia Federal, tinha como objetivo desarticular uma associação criminosa armada responsável por atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato, entre outras investigações.

Ao todo são nove mandados judiciais em Brasília (DF), sendo cinco de busca e apreensão –um foi cumprido pela Polícia do Senado e no gabinete do senador Fernando Collor (PTC-AL) – e quatro de prisão temporária.

Foram presos Pedro Ricardo Carvalho, diretor da polícia do Senado, Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda (este homem de confiança do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Antonio Tavares.

Os mandados foram expedidos pela 10º Vara Federal do Distrito Federal. A PF afirma ter obtido provas de que a organização, liderada por Carvalho, tinha como objetivo criar embaraços às ações investigativas que envolvessem senadores e ex-senadores, usando equipamentos de inteligência.

Em um dos casos, o Diretor da Polícia do Senado ordenou a atos de intimidação à PF durante cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em apartamento funcional de um senador.

Os investigados responderão por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios