Cotidiano

PF não consegue coletar dados do celular de Lúcio Vieira Lima

LUCIO VIEIRA LIMA MICROFONE 2A Polícia Federal não conseguiu acessar dados do celular iPhone 7, da Apple, de cor preta, apreendido na casa do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) no ano passado. A informação consta de um relatório que está em um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar a participação dele e do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, na ocultação e lavagem dos R$ 51 milhões encontrados em um bunker na cidade de Salvador.

De acordo com o parecer do perito Fábio Caús Sícoli, do Instituto Nacional de Criminalística da PF, o aparelho estava bloqueado com um código que não foi quebrado. “Após exame do material, verificou-se que o aparelho estava bloqueado com código alfanumérico de usuário e que a versão do seu sistema operacional era a iOS 10.2.1.

As ferramentas forenses atualmente disponíveis neste Instituto somente desbloqueiam dispositivos com a versão 7 do iOS, o que impossibilita, à época dos exames, o acesso ao conteúdo do aparelho sem que haja o fornecimento deste código de usuário”, diz trecho de relatório.

O perito sugeriu, então, que o celular seja enviado para um laboratório no exterior. No entanto, o delegado que conduz as investigações, Josélio Azevedo de Souza, não fez o pedido para a remessa. Se isso ocorrer,  caberá ao ministro Edson Fachin, relator do inquérito, autorizar o envio.

BN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios