Brasil

Petrobras anuncia redução do preço do gás em 8,1% a partir de maio

Os preços do gás natural cobrados na distribuidoras da Petrobras terão redução média de 8,1%. Os valores consideram o custo do produto em si e de seu transporte por dutos. Os novos preços entram em vigor em 1º de maio. Com essa atualização, a cobrança pelo gás natural acumulará redução de aproximadamente 19% no ano.

Em nota, a companhia relatou que os contratos com as distribuidoras “preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”.  A Petrobras considerou uma queda na cotação do petróleo de 8,7% no trimestre de referência (fevereiro a abril) e uma apreciação do câmbio de aproximadamente 1,1% favorável ao dólar.

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M. Neste ano, foi atualizada em aproximadamente 0,2%.

Jubarte

Em outro comunicado, a Petrobras informou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou, na última sexta-feira (14), proposta de acordo com a Petrobras a respeito da Corrente Jubarte e o recálculo das participações governamentais (royalties e participação especial) relativas à produção  no campo de Jubarte, entre agosto de 2009 a fevereiro de 2011 e dezembro de 2012 a fevereiro de 2015.

Pelo acerto, a estatal vai pagar R$ 780 milhões, a serem corrigidos até a data da parcela inicial (35º do montante total). Os 65% restantes serão divididos em 48 parcelas corrigidas pela taxa Selic. O acordo ainda vai ser avaliado pelo Ministério de Minas e Energia, Advocacia Geral da União e a governança interna da petrolífera.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios