Cotidiano

Pela primeira vez, maioria dos jovens negros está no ensino médio

CRIANCA - NEGRAS ESCOLAUma pesquisa do Instituto Unibanco indica que 51% dos jovens negros estão no ensino médio no Brasil. De acordo com a Folha de S. Paulo, esta é a primeira vez que a maioria das pessoas dessa categoria atinge tamanha escolaridade. O autor do estudo considerou como negros todas as pessoas que declararam como preta ou parda a cor da sua pele. Pelos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do ano passado, 51% da população entre 15 e 17 anos deste grupo estava no ensino médio.

Em 2001 o índice era de 25%. Segundo o instituto, o principal fator para esse avanço foi a redução na reprovação e da evasão de negros no ensino fundamental. O número de 51% já havia sido alcançado pelos jovens brancos em 2001 e atualmente está em 65%.

Por outro lado, o desempenho dos estudantes segue abaixo do esperado. O levantamento do Instituto Unibanco também aponta que as médias em português e matemática pioraram entre 1995 e 2013. Em língua portuguesa, as notas caíram de 292 para 262 entre brancos e de 278 para 254 entre negros.

A média considerada ideal é de 300. “As médias não são o que desejamos. Mas, por outro lado, os negros têm tido mais acesso ao ensino superior, com as cotas, Prouni e Fies”, avaliou o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Leia mais

Ministra estima que revitalização do Rio Doce levará ‘pelo menos’ 10 anos

Homem é morto em via pública em Cruz das Almas na tarde desta domingo (15)

UFRB oferece 784 vagas remanescentes; Inscrições vão até amanhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo