Cotidiano

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato-tampão

Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), através de uma eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE). O cargo de vice-governador é de José Wanderley Neto. Os novos comandantes do Executivo foram eleitos pelos deputados estaduais, vão exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022.

De acordo com informações do g1, a chapa vencedora teve 21 votos e foi eleita por maioria absoluta, em primeira votação, com mais da metade dos votos dos membros do Legislativo Estadual (27 parlamentares), embora apenas 25 tenham comparecido à sessão extraordinária.

O mandato-tampão recebe esse nome porque é válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, que foram Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), até que os eleitos por votação direta em outubro iniciem o mandato em 1º de janeiro de 2023.

Natural de Maceió, o novo governador de Alagoas é produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e exercia mandato como deputado estadual desde 2019.

Sua carreira política começou em 2005, quando assumiu a Prefeitura de Batalha, cargo para qual foi reeleito em 2008. Herdeiro de uma família política, Paulo Dantas é filho do ex-presidente da ALE, Luiz Dantas, que também atuou como secretário de Estado e ocupou uma cadeira no Congresso, como deputado federal por Alagoas.

Bnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo