Cidades

Passagem de ônibus em Salvador será reajustada em janeiro

ONIBUS NOVOS - SSADepois de aumentos na conta de água, luz e em tantos outros serviços, a população baiana também vai pagar mais caro para utilizar o transporte público. De acordo com o secretário Municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o reajuste da tarifa acontecerá em janeiro de 2016. O novo valor, que será calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), será anunciado somente em dezembro.
De acordo com Mota, o aumento na passagem é uma “obrigação contratual”. “Já estava previsto, do mesmo jeito que foi contratual a exigência da frota ter idade de quatro anos, termos aplicativos, ônibus 24 horas. Dizer de quanto será o aumento é um chutômetro. Só saberemos em dezembro, com base no IPCA”, justificou.
O secretário lamenta que a população sofra mais um reajuste. Em entrevista à Tribuna, ele ressaltou que melhorias no transporte público foram feitas e pediu a compreensão de quem mora em Salvador. “De abril pra cá, melhorou muito [o transporte público]. Estamos vivendo uma época de economia descontrolada. Os ônibus circulam apenas com o diesel, e já tivemos cinco aumentos este ano. Por isso, pedimos a compreensão”, disse Fábio Mota.
População rejeita o aumento 
As melhorias realizadas no transporte público da capital baiana foram satisfatórias para muitos. No entanto, ao saber de um novo reajuste na tarifa, a população rejeita como justificativa a qualidade que o transporte recebeu.
“Apesar da frota nova, o valor pago não é condizente com o conforto ou segurança que deveria ter. Eu acho que em outras cidades há tarifas menores e uma frota muito melhor do que a de Salvador. É claro que, de fato, a frota tem melhorado. Mas, ainda assim, o valor que a gente paga na tarifa para a qualidade do transporte que a gente tem, não é justa”, opinou a universitária Paloma Nunes, 22.
A estudante afirmou ter sentido a diferença no transporte da capital baiana quando viajou, recentemente, para Blumenau, Santa Catarina. “Os pontos de ônibus são fechados. Tem ar condicionado. E a passagem lá é tipo R$ 3,10”.
“Se aumentasse a tarifa e colocasse, pelo menos, ar condicionado, tudo bem. Hoje, em Salvador, a depender do clima, você sai de casa pra trabalhar e chega a seu destino destruído e suado. Nós, estudantes, não podemos ficar lidando de forma positiva com esses aumentos de tarifa, pois nossa renda não aumenta”, reclamou Elias Carneiro, 22.
Para o técnico mecânico Carmo Costa, 32, a passagem de ônibus deveria ter seu valor congelado. “Já sofremos aumentos abusivos, teremos mais este? Acredito que a prefeitura teria condições de congelar esse reajuste. A depender do aumento, vai ser muito penoso para a população”, disse.
“O transporte público de Salvador é o pior que já usei. Mesmo com essa implantação de GPS, esse treinamento que dizem que os motoristas e cobradores recebem, não parece funcionar. Sem contar que um ponto de ônibus é pior que o outro. Muitos têm só a placa, e olhe lá. Ônibus sempre lotados, sujos, mal organizados, inseguros. Mesmo rolando melhorias nos últimos meses, acho que elas estão sendo para compensar os outros aumentos injustos que tivemos”, disse Sandy Kinomoto, 22. Tribuna

Artigos relacionados

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios