Cotidiano

Para quem não conseguiu o FIES, faculdades particulares oferecem financiamento para estudantes

FIESFaculdades e universidades particulares fizeram acordo com alguns bancos e estão oferecendo condições de pagamento facilitado em todo o Brasil. A notícia favorece os estudantes que não conseguiram fazer o financiamento com o Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Há várias opções, mas é importante ficar atento ao melhor plano por causa dos juros. Foram dois meses de tentativas para se inscrever no Fies e a estudante Vanessa Alves de Sousa só conseguiu iniciar a faculdade de administração depois de fazer um financiamento direto com a universidade. Ela paga metade do valor das mensalidades de cada semestre e o restante pode ser quitado em um ano. “Tem que ter uma programação, porque no final você vai ter que devolver. Mas eu acho que daqui pra lá já vai ter uma estabilidade melhor e vai conseguir com certeza”, afirma. A universidade em que Vanessa estuda subsidia os juros do financiamento que podem chegar a 2,19% ao mês, dependendo do valor contratado. “O aluno vai concluir seu curso e não vai ter nenhuma dívida de longo prazo. Em seis meses ele vai quitar a dívida do semestre anterior. Então, faz com que ele comece sua carreira sem ter uma grande responsabilidade de estar quitando uma dívida de longo prazo”, explica a reitora da universidade, Ana Flávia Chaves.Os bancos também oferecem créditos estudantis com a possibilidade de pagar um semestre em 12 meses. Alguns oferecem juros de até 8% ao ano.

Na hora de contratar um financiamento direto com o banco ou com a universidade, o estudante precisa levar em conta que as condições não vão ser as mesmas do Fies, como por exemplo, começar a pagar as prestações só um ano e meio depois do curso. Por isso, quem busca outras formas de crédito precisa fazer um planejamento financeiro, afinal a dívida vai ser paga em um momento em que a vida profissional e financeira está só começando.
“O ideal seria que você criasse percentuais fixos sobre esses financiamentos: ‘olha, você me daria 12 meses de carência’, por exemplo. Eu acho que essa é uma negociação que o estudante deve fazer com o seu centro universitário e os bancos devem participar deste convênio desta forma, para que depois você comprometa, no máximo, 15%. Para que o estudante não comece sua vida totalmente endividado, com problemas”, opina o economista Célio Fernando.

Sem poder contar com o Fies, o estudante João Evangelista Barroso de Sousa Junior contratou o crédito com a universidade para a faculdade de jogos digitais. Vai exigir um pouco mais de sacrifício financeiro, mas ele tem certeza que o investimento tem retorno garantido: “É uma área que tá crescendo, então, futuramente se der tudo certo, vou trabalhar aqui e criar uma empresa com meus companheiros de curso”.

Facilidades
Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) fechou uma parceria com quatro bancos para oferecer financiamento estudantil para as 2180 faculdades particulares do Brasil. O aluno deve procurar o setor de estudantes da sua escola e se informar sobre as oportunidades oferecidas. Os bancos que oferecem financiamento são: Santander, HSBC, Bradesco e Itaú (por meio do projeto Pra Valer).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios