Esportes

Para atual gestão da Fifa, Mundiais de Clubes oficiais só valem a partir de 2000

Sob administração do presidente Gianni Infantino, a Fifa só reconhece como campeões mundiais os clubes vencedores dos torneios realizados pela entidade. A decisão foi reportada em um comunicado oficial ao jornal Estado de S. Paulo, no qual a federação esclareceu os seus critérios.

“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental.

Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes das Fifa, com representantes de todas as seis confederações.

Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”, definiu.

Com isso, o Brasil passa a ter somente três campeões “oficiais”, com Corinthians, Internacional e São Paulo. Clubes como Flamengo, Santos, Grêmio e Palmeiras (este último creditado recentemente com a Copa Rio) seriam apenas campeões intercontinentais.

BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo