MutuípeSlide

Página acusa Mutuipense de ser “adm” do Instagram difamatório, suspeito nega

Uma página no Instagram tem acusado um mutuipense, identificado pelo prenome Val, de ser o administrador de outra página na mesma rede social, e que nos últimos meses, atacou, difamou, caluniou, e etc., várias pessoas. Diversos crimes foram cometidos, inclusive contra crianças e adolescentes.

A página até então vem sendo administrada por “anônimos” que acreditam que nunca serão identificados, esquecendo-se, que os IPs de rede, seja ela de wifi, ou dados, aparelhos de celular, computador, tablet e etc. em algum momento serão identificado pela polícia, bem como o número de celular cadastrado e e-mail entregues pela própria rede social assim que o inquérito policial solicitar.

Nas delegacias de Mutuípe e Jiquiriçá, vários boletins de ocorrências foram registrados, bem como na delegacia de crimes cibernéticos em Salvador, segundo a PC, as investigações estão em curso.

Após ser acusado, Val, negou ser administrador da página.

Venho pedir a vocês dessa página, que estou sendo acusado de ser o administrador por pessoas baixas e sujas da cidade, não veem que tenho um pai com AVC e 4 filhos, e ainda sofrendo com problemas de saúde.” Disse Val, pedindo a página que publicasse. Em resposta foi postado “Estão acusando esse rapaz de ser administrador, mas viemos aqui para falar que ele não tem nada a ver”.

Reprodução

Mutuipense dizem que os textos possuem escrita parecida, sem pontuação e erros de ortografia.

Após várias trocas de acusações, a página fez mais uma: “Para que está feio Luciano, Já conheço seus truques de longe, você mãe, risos, estou de olho, postando para a amiguinha rafeira te mandar.” O texto indica participação de mais pessoas.

Por fim, a página que acusa Luciano (Val), diz: Lembra desse número cadastrado: 75 988xx-xx80. Seu número antigo. E faz indicações de que a qualquer momento postará mais coisas.

O portal Mídia Bahia tentou falar com o acusado na manhã desta sexta-feira (22), mas o pedido de entrevista ainda não foi visualizado.

O que diz a lei.

O que a Legislação brasileira diz sobre o anonimato na internet?

A Constituição brasileira veda qualquer categoria de anonimato, inclusive na internet.

 Art. 5.º, IV da Constituição:

“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”

O crime cibernético é quando o criminoso faz uso de uma rede de computadores ou de dispositivos celulares conectados a uma rede de internet para praticar crimes.

A difamação consiste na imputação, a alguém, de fato ofensivo à sua reputação. A pena prevista no Código Penal é de detenção de três meses a um ano, além do pagamento de multa. Trata-se de infração que macula a honra objetiva da vítima. Isso porque é feita a atribuição de fato desonroso, mas que não é considerado como crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo