Cidades

Onyx leva pastor de sua igreja de carona em voo oficial da FAB

Onyx Lorenzoni

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), deu carona em voo da FAB ao pastor Gerônimo Martins, da igreja Sara Nossa Terra, em uma viagem oficial a Porto Alegre. Martins, que prega na igreja que Lorenzoni frequenta, acompanhou o ministro em compromissos no dia 22 de setembro. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

O democrata mantém grande proximidade com a igreja Sara Nossa Terra, na qual costuma ir a cultos nos sábados, em Brasília – a Casa Civil tem, inclusive, um pastor da igreja, Leandro Lima, atuando como como assessor especial de Onyx.

Procurada pela Folha de S.Paulo para se pronunciar a respeito da carona ao pastor, a assessoria de Lorenzoni disse que, “na referida data, além de palestras realizadas em entidades empresariais, o ministro cumpriu agendas políticas em Porto Alegre. O referido passageiro acompanhou o ministro nessas agendas e sua ida não resultou em nenhuma despesa adicional para a União”.

Em setembro, outro ministro de Bolsonaro usou do mesmo expediente: Ernesto Araújo (Relações Exteriores) levou sua esposa, Maria Eduarda de Seixas Corrêa, para passar férias em Paris, na França, em voo da FAB.

À época, o presidente afirmou não ter visto “nada demais” no fato. No início de seu mandato, porém, Bolsonaro distribuiu uma cartilha, com normas e procedimentos éticos que seus subordinados deveriam seguir, que estabelecia que somente o ministro e a equipe que o acompanha no compromisso podem utilizar as aeronaves.

Além disso, o decreto 4.244/2002, que dispõe sobre os voos da FAB, permite o uso da frota somente para o transporte de vice-presidente, ministros do Estado, chefes dos três Poderes e das Forças Armadas, salvo nos casos em que há autorização especial do ministro da Defesa – a norma não autoriza o embarque de pessoas sem cargo ou função pública.

Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios