NEWS

OMT: turismo internacional cresce no mundo e tem queda no Brasil

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, Brasil encara queda no turismo internacional, em relação aos gastos com turismo em território nacional. Por outro lado, a modalidade cresceu a nível mundial.

A OMT divulgou, no último dia 9, melhorias no setor no Oriente Médio, no Pacífico e na Ásia, enquanto que na América do Sul houve recuo. No geral, o turismo internacional alcançou um crescimento de 4%.

Declínio do turismo internacional na Argentina é responsável por queda no Brasil

A OMT justificou que a queda de 5% do turismo internacional na América do Sul ocorreu por conta do declínio do turismo argentino. Com isso, a organização alertou sobre uma queda em relação aos gastos no setor em duas das maiores economias latino-americanas, sendo o México com -13% e o Brasil com -5%.

A agência da ONU complementa que, após dois anos em constante crescimento, atingindo em 2017 a marca de 7% e 6% de aumento em 2018, o turismo internacional está regredindo à sua tendência histórica.

A Organização Mundial do Turismo tem como foco, fechar 2019 com um crescimento de 3 a 4%. Vale informar que o número de visitantes internacionais cresceu 30 milhões, se comparado ao mesmo período de 2018, somando 671 milhões de turistas.

OMT atribui crescimento do turismo internacional à força econômica e facilidades

Conforme apontado pela organização, tais resultados são atribuídos por conta da força econômica, conectividade de voos, acessibilidade e também à facilitação de vistos. Porém, a OMT faz um alerta sobre possíveis ameaças ao setor.

Em seu comunicado, a organização enfatiza que indicadores econômicos mais fracos, tensões comerciais e tecnológicas, incerteza prolongada sobre o Brexit e progressivos desafios geopolíticos já deram início, afetando a confiança de consumidores e empresas.

Conforme aponta a organização, até meados de 2019 os destinos do Oriente Médio registraram um aumento de 8%, ou seja, foi um período bastante positivo. Enquanto isso, no Pacífico e Ásia houve um crescimento de 6%, especialmente por conta dos turistas chineses.

No geral, outros mercados também obtiveram resultados positivos, porém, em menor destaque. Vale informar que a Europa obteve um crescimento de 4%, seguida dos Estados Unidos e África, com um aumento de 2% no período.

Turismo nacional tem potencial

sugarloaf mountain 1679285 960 720
Foto: https://pixabay.com

Brasil busca reduzir distância entre potencial e realidade sobre o turismo nacional. Para isso, o governo federal tem focado em ações para o setor, já que contamos com cenários diferenciados e ricos em recursos naturais.

Entre as cidades mais bonitas do país, estão: Blumenau, Olinda, Fortaleza, Holambra, Gramado, Florianópolis e Rio de Janeiro. Os turistas brasileiros estão cada vez mais reconhecendo esses e muitos outros destinos, porém, é preciso investir muito ainda.

Com a chegada das estações mais quentes do ano, os destinos que oferecem atrativos naturais ficam em foco. Porém, é importante considerar, ao visitá-los, a contratação do seguro viagem Brasil, uma vez que livra o viajante de possíveis dores de cabeça por contratempos e ocorrências médicas comuns em viagens.

A primavera e verão são épocas propícias e de maior procura por destinos que ofereçam o contato com a natureza. Com isso, a cada ano o ecoturismo é uma modalidade que vem crescendo e se tornando um atrativo também aos turistas internacionais. Fontes: G1 e MTur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios