CotidianoSaúde

Obesidade Infantil – Crianças que comem pouco também podem ser obesas

Especialista explica que o excesso de peso nem sempre é relacionado à quantidade de comida que é ingerida durante o dia

O excesso de peso na infância pode provocar o surgimento de problemas de saúde como diabetes, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia e transtornos do sistema osteomuscular. Sem contar que, a maior parte das crianças e dos adolescentes, seguem obesos na vida adulta. No entanto, é importante lembrar que o excesso de peso nem sempre está relacionado à quantidade de comida ingerida.

A professora do curso de medicina da Faculdade Unime Dra. Adriana Cardoso Gottschald, explica que, em geral, as crianças ganham peso com facilidade por diversos motivos, como hábitos alimentares errados, problemas genéticos, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, alimentação inadequada dentre outros. “São muitos fatores que podem estar relacionados ao ganho de peso das crianças”, acrescenta.

“Muitas pessoas pensam que crianças e adolescentes são obesos pelo excesso de alimentos, mas não é o que ocorre em todos os casos. As vezes a obesidade é uma consequência da ingestão de alimentos com elevado valor calórico, acarretando o aumento de peso”, diz a especialista.

Segundo a professora da Unime, antes de se falar em emagrecimento, é preciso lembrar que hábitos adequados podem ser adotados antes de o problema aparecer. “Os pais e responsáveis podem estabelecer uma rotina alimentar mais equilibrada e saudável antes de ocorrer a obesidade. É importante evitar o consumo frequente de fast-foods, pontuar horários para as principais refeições e uma rotina adequada de exercícios físicos, sempre orientada por um profissional”, aconselha. É importante que os responsáveis pela criança estejam presentes e estimulem que os filhos troquem os aparelhos eletrônicos, celulares e videogames por brincadeiras ao ar livre e entrem em movimento durante o dia a dia.

Sobre a Unime

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Unime.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse Kroton .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo