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O uso de estratégias para atrair e fidelizar clientes

Quando se tem um negócio próprio, é fundamental conquistar novos clientes e mantê-los fiéis aos seus produtos e serviços. E, em época de recessão econômica e altas taxas de desemprego, muitas pessoas começaram a empreender, seja por vocação ou necessidade.

Por isso, tem sido cada vez mais comum encontrar empresas oferecerem vantagens nos mais variados setores da economia. Estas estratégias já fazem parte de uma tendência de mercado, mas cada empreendedor pode adaptar as ações para a sua empresa.

Sites de cassino como o Sportingbet, tem o costume de oferecer aos novos clientes, muitas vezes, um Código Promocional Sportingbet de desconto ou outros benefícios. Já aos fregueses mais antigos, há os programas de fidelidade, recursos de cashback (parte do dinheiro é devolvido ao cliente) e muito mais.

Tendências de mercado

Se você é empreendedor ou está querendo abrir seu negócio, perceba as tendências de mercado na atualidade. Por exemplo, que ações podemos ver com as grandes empresas que podem ser adaptadas aos negócios de pequeno e médio porte?

Pegaremos como exemplo o código promocional citado na introdução deste artigo e faremos relação com uma grande empresa do mercado. Em suas propagandas as Casas Bahia estão disponibilizando assinaturas grátis para a Paramount +.

Ou seja, isso quer dizer que, ao fazer uma compra no aplicativo da empresa, o cliente recebe três meses grátis do streaming. Então, esta foi a forma que a empresa encontrou de aumentar as compras dos clientes pelo aplicativo.

Este recurso de oferecer código promocional que oferece vantagens não é exclusividade de grandes varejistas. Até mesmo operadoras de apostas esportivas e jogos de cassino oferecem benefícios para desfrutar de seus jogos.

Mas como fazer um recurso semelhante quando se tem uma empresa fora das dimensões das Casas Bahia? Afinal, nem todo mundo tem as condições para fazer uma parceria com uma grande empresa de streaming, não é mesmo? Adapte para a realidade do seu negócio.

Então, é possível oferecer desconto na primeira compra ou mesmo frete grátis em pedidos de determinado valor.

Já para manter os clientes, é possível oferecer um desconto por indicação de colegas, ou mesmo o serviço de programa de fidelidade. Em um programa de fidelidade, o cliente tem vantagens depois de determinada quantidade de compras no estabelecimento.

Mas será que apenas estas ações são suficientes para atrair e manter clientes em seu negócio? Há outras estratégias que são tão interessantes quanto e podem ser determinantes para um empreendimento ser um sucesso ou não.

O que oferecer aos clientes de seu negócio?

Tenha domínio sobre o produto e serviço que seu negócio oferece. Querer empreender não é o único motivo para abrir uma empresa. É preciso ter conhecimento e saber como um empreendimento funciona.

Neste quesito entre o conhecimento do público-alvo, como acontecerão as vendas e por que seu produto deve ser comprado. Para quem é destinado o seu produto? Você tem condições de vender pelo meio que se propõe? Por que seus clientes devem comprar de sua empresa? Esta é a forma principal de passar credibilidade aos seus fregueses.

A qualidade do atendimento é essencial para conquistar clientes. Afinal, tão importante quanto o produto ou serviço oferecido, é a assistência na venda. Por isso, investir em técnicas de vendas e marketing é extremamente necessário para quem quer fazer seu negócio decolar.

Lembre-se que cliente satisfeito é cliente que traz mais gente para o seu empreendimento. O oposto pode ser determinante para a sua empresa ficar queimada no setor. Então, procure sempre oferecer o melhor produto e serviço, com bom atendimento.

Mas como saber se seu estabelecimento oferece um bom atendimento? Solicitar feedbacks (avaliações) é um dos meios para analisar os pontos fortes e os que ainda precisam melhorar em seu atendimento.

Estude seus concorrentes. Sim, você tem que saber o que outras empresas do seu setor oferecem aos seus clientes. Mas cuidado para não utilizar as mesmas ações. Use esta estratégia para avaliar que diferencial você pode proporcionar aos seus clientes.

Por fim, invista em marketing. Como diz o ditado “a propaganda é a alma do negócio”. Conheça os melhores meios para divulgar sua empresa e o que ela tem a oferecer. Não tenha medo de investir neste setor, afinal, ele é essencial.

Ofereça sempre novidades e tenha um diferencial sempre em mãos.

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