Cotidiano

O que valoriza um imóvel? Descubra tudo agora mesmo!

Na grande maioria das vezes, pretendemos vender um imóvel que tanto demoramos a pagar, ficamos surpresos com o valor que é ofertado pelo comprador ou mesmo aquele que é previsto pela imobiliária, não é mesmo?! 

Isso acontece porque com o passar do tempo ele pode ser naturalmente desvalorizado, seja por seu tempo de vida, por desgastes em sua estrutura, se ele está localizado hoje em um ambiente tranquilo ou se há perturbação de sossego, entre outras coisas.

Mas não se preocupe, nesse texto você aprende um pouco sobre tudo aquilo que valoriza um imóvel e como isso influencia no seu preço. Aproveite e boa leitura!

O que valoriza um imóvel?

Devido a diversos fatores, tais como o tempo, uma propriedade pode e virá a perder o seu valor original. O processo de depreciação é natural, visto o desgaste comum que qualquer coisa sofre com o efeito cronológico.

Ainda que este não seja o caso, todo preço, principalmente de casas e apartamentos, está sujeito a flutuação. É natural que um ponto que um dia já foi custoso venha a se tornar cada vez mais barato (se você tem dúvidas a respeito de quanto seu imóvel vale hoje, basta que você faça um cálculo de depreciaçãopara descobrir). 

Claro que do contrário também é comum. Assim como tem imóveis que desvalorizam, existem outros que ganham cada vez mais valor. Tudo depende das mudanças nas proximidades.

Entretanto, o que valoriza um imóvel não se resume apenas ao local. Existem diversas ações a serem tomadas para que o seu bem possa vir a lhe render um lucro interessante em uma transação.

Apresentaremos a seguir algumas formas de valorizar o seu imóvel durante um processo de venda, para que esta venha a ser uma mais satisfatória para você. Estas são:

Documentação

Uma documentação em dia será sim um diferencial para que a sua casa seja devidamente avaliada quando falamos em preço. Além do processo de compra e venda ser de mais fácil execução, este também será bonificado caso a residência não possua pendências.

Além disso, somente um imóvel totalmente quitado e registrado, possuindo sua matrícula atualizada, pode ser colocado à venda através de uma imobiliária. Irregularidades comprometem a imagem da empresa e, portanto, evitam bens que possuam destas.

Assim, para se valorizar o seu imóvel, mantenha todas as dívidas do mesmo quitadas e em dia. Por mais que pareça algo simples, visto que se trata mais de uma obrigação fiscal, fará toda a diferença na hora de vender.

Reforma

Quaisquer danos à propriedade podem e serão descontados do valor total que esta pode apresentar. Assim, é necessário realizar manutenções periódicas para manter a integridade do bem.

Uma reforma não é apenas benéfica para aqueles que estão vendendo um imóvel. Quando moramos em um local, a manutenção ajuda a prevenir diversos problemas que podem ocorrer futuramente.

Ainda que este seja um processo custoso, vale a pena investir em seu lar, principalmente quando se possui uma família, visto todas as adversidades que podem ser prevenidas.

Se tratando de vendas, quanto mais limpo, organizado e em bom estado o local se encontra, mais fácil será o processo de compra e venda do mesmo, visto que as pessoas se interessam por lugares em que elas tenham de fazer poucas, ou nenhuma, melhoras.

Logo, vale a pena investir em algumas pequenas obras para aumentar o preço do bem, visto que este investimento será totalmente coberto quando a transação for concluída com êxito.

Segurança

Quanto mais seguro é uma casa ou apartamento, mais os interessados estarão inclinados a comprar a propriedade. Segurança sempre foi um fator determinante que apenas ganhou mais força conforme os anos se passaram.

É interessante que você, proprietário, esteja presente durante o ato da visita ao local para contar um pouco sobre a sua experiência de moradia no mesmo. Quanto mais segura suas palavras forem, maior será a probabilidade de compra.

Este fator se torna ainda mais decisivo quando o comprador possui filhos, justamente pelo fato deste se preocupar com a integridade futura das crianças. Logo, é interessante citar também o movimento do bairro, para tranquilizar os pais.

Por mais que, nos dias atuais, muitas pessoas passam grande parte do seu tempo dentro de casa, estas devem se sentir seguras dentro da mesma. Assim, passando a garantia que a região é tranquila, estes se interessam cada vez pelo bem.

O que valoriza um imóvel pode ser simples, mas faz toda a diferença

Levantando tais pontos para os possíveis compradores, o processo de transação se tornará ao mesmo tempo mais simples e mais rentável para você que é proprietário do local.

Além disso, estar presente durante a visita permite com que ressalte aspectos importantes, que podem fazer total diferença durante este processo. O atendimento também é uma forma de valorizar o imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo