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O grande diferencial da progressão social está na educação básica

12688046_1548192498825240_6564994546611269981_nEsta semana, o Mídia Bahia voltou a falar com o vereador Eliomar que desta vez falou sobre a crucial importância da qualidade do ensino nas séries iniciais.
VEREADOR COMO O SENHOR AVALIA, DE MODO GERAL A EDUCAÇÃO BÁSICA QUE É OFERECIDA AOS NOSSOS JOVENS?
ELIOMAR: Somos o próprio reflexo deste sistema educacional pré-elaborado para controlar a progressão social e consequentemente uma possibilidade de igualdade social. Somos a réplica deste sistema educacional imundo forjado numa concepção pseudo-pedagógica ancorada, mas no abstrativismo do que em projetos concretos focados em realidades.
QUAL SERIA ESTE REFLEXO? REFLEXO DE QUE?
ELIOMAR: O modelo educacional disseminado em nosso país, em nossa cultura, prioriza, mas as infra-estruturas dos sistemas de ensino do que a qualidade do ensino. Nosso povo via de regra se preocupa mais com a condição física do ambiente escolar do que com os conteúdos ministrados pelos mestres. Existe um descompromisso generalizado que vem se perpetuando como tradição cultural de aluno até professor.
VEREADOR QUAL O PRINCIPAL PROBLEMA DO ATUAL MODELO DE EDUCAÇÃO?
ELIOMAR: Temos vários problemas, desde uma modesta Escola na Zona Rural até as grandes universidades espalhadas pelo Brasil. Mas o nó deve ser desatado nas séries iniciais. É lá que reside o problema do aprendizado. Aprendemos há vinte anos que substantivo abstrato é aquilo que “não se pega” e substantivo concreto é aquilo que “se pega”, acredite que apesar dos avanços esta pratica ainda é perpetuada.
A EXPANSÃO DE UNIVERSSIDADES E CONSEQUENTEMENTE A MELHORIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO CONTRIBUIRAM PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO?
VEREADOR: Melhorou muito pouco. A expansão das universidades não foi acompanhada de qualidade de ensino. Antes para ingressar em uma universidade era necessário uma bagagem teórica mínima, suficiente para enfrentar o vestibular, hoje não. É comum vermos professores de história sem conhecer de fato a metodologia do ensino da história bem como professor de gramática sem saber se quer fazer uma interpretação ortografia etc..
QUAL O IMPACTO DESTA SITUAÇÃO QUE O SENHOR APONTA PARA O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS?
VEREADOR:O impacto que você sugere pode ser avaliado por cada pai ao analisar a qualidade de aprendizado de seu filho. O problema é estrutural é cultural, é um modelo de cima para baixo. Há uma preocupação muito grande com a infra-estrutura dos sistemas de ensino que dá ênfase na logística com um alto nível de transporte escolar e equipamentos tecnológicos na rede, no entanto na qualidade do ensino e do material humano podemos observar um processo lento e ineficaz.
VEREADOR, É POSSÍVEL REVERTER ESTE QUADRO EM CADA SISTEMA DE ENSINO, COMO O SENHOR APONTA?
ELIOMAR: É difícil, pois é questão cultural. O próprio educador desisti de desconstruí um sistema de que ele é filho. O educador na maioria das vezes é desentranhado desta cultura do ‘descompromisso’ e como se trata de cultura ele também reproduz esta cultura.
VEREADOR, ENTÃO O SENHOR NÃO VER SAIDA PARA A PROBLEMÁTICA DO ENSINO?
VEREADOR: O sistema ineficiente é pré-elaborado. Quando o governo não funciona abre espaço para a iniciativa privada. Isso acontece em todos os seguimentos, trata-se de uma exigência do capital moderno. É possível termos uma mudança de forma isolada em cada sistema o que na verdade seria um desafio individual o que perpassa inevitavelmente pela melhoria na condição de trabalho dos educadores acompanhado de um duro controle de disciplina tanto comportamental quanto de metodologia de ensino, come exigências básicas.
VEREADOR, QUAL SERIA ESTAS EXIGÊNCIAS BÁSICAS?
ELIOMAR: Uma meta simples; o aluno no final das séries inicias do ensino básico deveria saber Ler, escrever, interpretar e as quatro operações matemáticas.
Assim foi finalizada mais uma entrevista com o vereador Eliomar da cidade de Ubaíra,  na próxima semana, faremos uma reflexão sobre a importância das cooperativas para os municípios do Vale do Jiquiriçá.
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