Cotidiano

O avião comercial mais rápido do mundo

startup norte-americana Boom Supersonic está dando grandes saltos para tornar os voos supersônicos uma realidade novamente, depois da aposentadoria do Concorde, em 2003. A Boom anunciou o novo design “ecologicamente correto” do Overture — o avião comercial mais rápido do mundo.

Segundo a Boom, o novo design promete ajudar o Overture a voar com o dobro da velocidade dos jatos comerciais subsônicos de hoje, como o modelo Quarterhorse, da startup Hermeus, por enquanto disponível apenas para uso militar. 

A aeronave Overture, programada para entrar em produção em 2024, vai conseguir voar a Mach 1,7 (1,7 vezes a velocidade do som, cerca de 2.099 km/h). De acordo com Kathy Savitt, presidente da Boom Supersonic, o design refinado é resultado de 26 milhões de horas de simulação de software, além de cinco testes de túnel de vento.

“Tivemos de realmente dedicar um tempo para aprender, iterar, caminhar”, afirmou Kathy Savitt, em entrevista à CNN Travel. O novo modelo também conta com um motor extra e asas de gaivota, que ajudam a atingir a velocidade supersônica.

Para além do título de “avião comercial mais rápido do mundo”, a Boom Supersonic está se esforçando para garantir que o Overture seja a aeronave ultrarrápida mais sustentável e silenciosa já antes fabricada. “Estamos realmente focados em conectar pessoas”, disse a presidente da startup. “No final das contas, queremos que o Overture seja o avião mais acessível para qualquer um voar supersônico.”

Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios