Bahia

Nuvem cúmulo-nimbo chama a atenção de Feira de Santana, Mutuípe, Serrinha e muitos municípios do recôncavo

Nuvem foi vista em grande parte do sertão baiano e em todo o recôncavo.

“A formação de nuvens observada no final de tarde desta quinta-feira (19), em Feira de Santana e que chamou muito a atenção da população, é conhecida como cúmulo-nimbo ou mais usualmente em latim como cumulonimbus”. A informação é do astrofísico Marildo Pereira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Este tipo de formação de nuvem é caracterizado por um grande e rápido deslocamento de ar ascendente.

“A formação de nuvens observada no final de tarde desta quinta-feira (19), em Feira de Santana, e que chamou muito a atenção da população, é conhecida como cúmulo-nimbo ou mais usualmente em latim como cumulonimbus”. A informação é do astrofísico Marildo Pereira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Serrinha

Ele esclarece que este tipo de formação de nuvem é caracterizado por um grande e rápido deslocamento de ar ascendente, ganhando massa e volume no processo, atingindo uma altitude que chega a 15 km.

“O resultado final é uma formação de nuvens muito densa e com um formato final semelhante a uma bigorna. O fenômeno dura em média uma hora e usualmente é acompanhado de eventos meteorológicos extremos, com tempestades fortes, acompanhada de muitos raios e trovoadas. Eventualmente pode ser acompanhada de precipitação de granizo”, explicou ao Acorda Cidade.

O fenômeno meteorológico foi registrados por vários moradores de Feira de Santana e cidades vizinhas. Vejam alguma fotos que estão circulando nas redes sociais.

Registra feito no Alto da Cajazeira em Mutuípe

Em Mutuípe a nuvem também foi observada e muitos moradores fizeram clicks do centro e bairro da Cajazeira.

Mutuípe.
Mutuípe, registro feito no Alto da Cajazeira
Registro em Santo Estêvâo.
Fotos Aldo Matos/Acorda Cidade | Feira de Santana – À noite a nuvem ganhou uma coloração violeta

Serrinha

Fonte: Acorda Cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar