Cidades

Número de casos de dengue aumenta mais de 122% em todo o Brasil

O número de casos de dengue mais que dobrou em todo o Brasil. Do começo do ano até 14 de fevereiro foram registrados 106.616 casos. No mesmo período do ano passado foram 46.582, um aumento de 122,7%. As piores regiões em número de casos são o Sudeste, com 62 mil casos, o Centro-Oeste com mais de 18 mil pessoas doentes e o Norte com mais de sete mil. Depois vem o Nordeste com 7.400 casos e, por último, o Sul com 5.364. Já os casos graves e as mortes caíram. O número de mortes caiu de 56 para 24 e os casos graves reduziram de 78 em 2014 para 39 este ano.
 
O aumento nos casos de dengue pode estar relacionado ao armazenamento de água de forma errada. Com a falta de água, tem muito morador guardando água em casa, mas não está tampando os galões e os potes. A dona de casa Marta Soares dos Santos fez uma adaptação na calha para levar a água da chuva direto para o tanque. A água também fica armazenada em baldes e na máquina de lavar. “Minha água acabou e lembramos dessa ideia, que a gente teve antes. Foi onde eu consegui executar meu trabalho dentro de casa sem atraso nenhum”, conta.
 
Nesta época de crise de abastecimento, a saída caseira pode ser uma boa opção para o dia a dia de muitas famílias, mas também está causando preocupação. A água limpa, parada e a céu aberto nos reservatórios improvisados pode ser um dos motivos para a o aumento nos casos da dengue em várias regiões do país.A gente ta passando os dias quentes e a água tá aí. Se as pessoas criarem os reservatórios, tem tudo que o aedes aegypti precisa para proliferar”, alerta o pesquisador da Fiocruz, Fabiano Carvalho.
 
Muita gente usa um plástico para proteger a água armazenada, mas segundo os especialistas, este cuidado não é suficiente, porque ele não fecha completamente o balde. Pode ser que o mosquito ache um espaço para entrar e botar os ovos dentro dos recipientes. O ideal é passar uma fita adesiva em volta do plástico ou colocar uma tampa para vedar o recipiente. As telinhas são uma opção, mas tem que ter cuidado. “Tomar cuidado com orifício, tem que ser realmente muito pequeno para o mosquito não passar, porque as vezes você acha que tá cuidando ali e o mosquito não vai passar e ele ainda consegue passar”, afirma o pesquisador.
 
A auxiliar de gestão Fátima Aparecida de Araújo, também armazena a água da chuva. Em época de dengue e de falta de água, se ela fizer tudo certo, dá até para sair no lucro: “Economia que aí você aproveita, você lava a casa, lava a cozinha, lava o banheiro, tudo com água sem custo”. (Jornal Hoje)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios