SaúdeSlide

Novos tipos de aparelhos ortodônticos surgem como opção para corrigir imperfeições

Depois da tendência com as lentes de contato dentárias, outros métodos foram surgindo   como indicações para estética dos dentes. 

Hoje a ortodontia é uma importante aliada para quem possui, imperfeições nos maxilares, dentes posicionados inadequadamente, com formatos e tamanhos irregulares.  

Contudo, o cuidado com os dentes é um hábito diário, que começa desde a infância ensinando os pequenos, na adolescência e assim em diante.

Com a falta de cuidados ou insatisfações com seu sorriso, as pessoas estão cada vez mais buscando tratamentos para correções dentárias, entre eles, o aparelho ortodôntico fixo, sendo o mais procurado.  

OS BENEFÍCIOS DO APARELHO ORTODÔNTICO 

Os benefícios trazidos pelo uso dos aparelhos dentários incluem um sorriso alinhado e harmonioso. Além disso, aspectos relacionados à saúde também entram na lista dos efeitos desse tipo de intervenção. 

Um deles é ajuda com a mastigação, onde os dentes inferiores e superiores quando ficam desalinhados podem causar dificuldades no processo de moer o alimento. 

No quesito respiração e fala, o aparelho dentário pode corrigir a posição dos maxilares facilitando a abertura da boca e melhorando a dicção das palavras. 

Outro fator importante que deve ser observado é que ao optar por um aparelho você previne o desgaste gradual dos dentes e lesões nas gengivas. 

QUAIS TIPOS DE APARELHOS DENTÁRIOS EXISTEM 

Com os diversos benefícios do aparelho dentários, surgiram modelos para vários tipos de gostos e também de bolsos. 

No entanto, os mais populares são os aparelhos fixos, que se comprometem a corrigir o alinhamento do sorriso e reparações fundamentais que dificultam o dia a dia. 

  • Aparelho fixo metálico: é um dos modelos mais antigos para retificação dos dentes. Sendo sua principal função o alinhamento da mordida e endireitamento dos dentes. Os materiais usados neste estilo de aparelho são os bráquetes, borrachinhas coloridas, fio ortodôntico e bandas capazes de reorganizar o sorriso do paciente. 
  • Aparelho fixo estético: Esse modelo é bem discreto, seus bráquetes não possuem coloração e podem ser encontrados em três tipos de materiais: policarbonato, safira e porcelana. Cada um destes elementos apresentam a mesma função, porém, confeccionados com substâncias que podem ser melhores que as outras. 
  • Aparelho fixo autoligado: Neste modelo você não encontrará as famosas borrachinhas coloridas, somente os bráquetes em tamanho menores que o modelo metálico. A ideia é que ele seja preso ao fio de metal, mas que não necessite de nenhuma peça a mais para prender o bráquete. 
  • Aparelho lingual: Semelhante aos aparelhos invisíveis, a função desse aparelho é alinhar o sorriso e corrigir imperfeições. Sendo assim, ele é anexado atrás do dente, em contato com a língua.  

São vários modelos a serem escolhidos, todos com a mesma função de proporcionar um sorriso perfeito. 

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO 

Hoje ortodontia ocupa um importante lugar nas intervenções estéticas mais procuradas, onde a busca por uma autoestima também reflete em um sorriso bonito. 

Por esse motivo, o mercado odontológico apresenta diversas opções em aparelhos fixos, entre eles, os famosos aparelhos invisíveis. Esse tipo de aparelho é o queridinho do momento, por sua discrição e trazendo resultados incríveis para o paciente.  

Entretanto, antes de escolher o seu modelo ideal, faça uma avaliação com seu dentista e verifique o melhor aparelho ortodôntico para seu caso. 

Além disso, é preciso avaliar os custos, o modelo e tempo de uso necessário para que chegue ao resultado desejado.  

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar