Geral

Nono dígito em número de celulares será implantado em outubro na Bahia

TELEFONE CELULARSegundo a Anatel até 2016, todos os celulares do país terão o nono dígito. O cronograma prevê ainda a implantação do nono dígito em Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará a partir de 31 de maio de 2015.
Em 11 de outubro deste ano, começa a valer em Minas Gerais, Bahia e Sergipe. A última fase de implantação acontece em 2016, mas ainda não tem data definida. Ela vai atingir os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
Em 31 de maio, os usuários piauienses devem discar 9 antes dos outros oito dígitos quando forem fazer chamadas para celulares.
 
O nono dígito será implementado em todo o Estado do Piauí (DDD 86), a partir desta data, segundo o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O mesmo vale para o envio de mensagens de texto (SMS).
O nono dígito já é uma realidade no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. A medida foi iniciada com o objetivo de ampliar os recursos de numeração nos estados onde já eram escassos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nos demais estados, apesar de haver números disponíveis em quantidade, a ideia é a padronização.
 
De acordo com a cartilha divulgada pela Anatel, por um tempo determinado, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente, haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios