Política

Nomeação de Sérgio incomoda oposição em Feira

sergio carneiroA contar pelas declarações que deu sobre a nomeação do ex-petista Sérgio Carneiro para a secretaria de Relações Institucionais do prefeito José Ronaldo (DEM), de Feira de Santana, o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, não a engoliu.

Ou, pelo menos, ficou com ela entalada na garganta, o que dá no mesmo. Um sinal de que a operação comandada pelo prefeito, que resultou primeiro na saída de Carneiro do PT, incomodou bastante Zé Neto. Em 2016, o líder governista será candidato à Prefeitura da cidade pela segunda vez.

E, em situação de desvantagem,  enfrentará José Ronaldo, um profissional da política, considerado um dos melhores gestores do DEM na atualidade e hábil negociador que, ainda por cima, tem muito prestígio no segundo colégio eleitoral do Estado. Zé Neto poderia estar disputando pela terceira vez a sucessão municipal.

Mas Sérgio roubou-lhe a oportunidade quando ainda estava no PT. Grande parte dos petistas, entre os quais se incluem o líder governista, nunca encarou com naturalidade a presença do filho do ex-governador João Durval no partido, principalmente por causa da origem carlista e na oligarquia rural.

Mas não se pode acusar Sérgio de não ter representado o PT enquanto pertenceu ao partido. Por causa do preconceito interno e talvez do temperamento, ele nunca foi valorizado na agremiação. Ficava permanentemente numa espécie de banco de reserva sem que nunca fosse escalado.

A despeito do empenho com que sempre se dedicou a suas tarefas e da competência, nunca passou, no petismo, de um outsider. Elegeu-se vereador na mesma campanha em que João Henrique, seu irmão, virou prefeito de Salvador, de quem, nos primeiros meses, foi também secretário de Relações Institucionais até eleger-se deputado federal.

Ao nomear Sérgio, José Ronaldo prestigia sua inserção local, mas também sua visão sobre os problemas do Estado e do país, dando um toque mais cosmopolita a um governo já robusto. Não deixa de ser um reconhecimento a uma figura que, pela capacidade e história, pode contribuir muito com a administração.

Politica Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo